Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/04/2017-16h59

Alunos de Artes Visuais da Udesc são curadores de exposição do Masc

Obras de Hassis estarão na exposição. Foto: Divulgação.
O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) realiza desde o dia 29 de março a exposição Abrangências e Singularidades. A exposição foi concebida por uma equipe curatorial formada de alunos do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sob a coordenação da professora Rosângela Cherem. A mostra, de longa duração, faz parte da programação de aniversário de 68 anos do Museu.

A exposição acontece na Sala Harry Laus e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Entre os artistas que terão obras participando da exposição estão expoentes catarinenses e nacionais de diversas gerações, como Tarsila do Amaral, José Silveira D'Ávila, Hiedy de Assis Correa (Hassis), Sergio Ferro, Carlos Asp, Eduardo Dias, Clara Fernandes, Onor Campos Filomeno, Paulo Greuel, Rodrigo de Haro, Meyer Filho, Fernando Lindote, Giovana Zimermann e Juarez Machado. A exposição tem duração aproximada de um ano.

A equipe curatorial é formada pelos alunos Allan Cardoso, Anete George, Katia Speck, Mariana Rodrigues e Mylena Nuernberg. Os curadores foram alunos das disciplinas de história da arte 4 e 5, ambas ministradas pela professora Rosângela Cherem.

Para Rosângela, participar de uma exposição como curador é um diferencial na carreira acadêmica. “Com certeza isto se torna parte de uma formação diferenciada e mais consistente. Permite a jovens artistas olharem para fora dos muros da Universidade, entender outras dinâmicas institucionais, outras complexidades do mundo da arte”, conta a professora.

As obras que fazem parte da exposição estão divididas em três partes: na primeira, chamada Exterioridades, são apresentadas as que problematizam o espaço enquanto palco de conflitos e enfrentamentos. A parte intermediária, intitulada Porosidades, enfatiza que espaço e individualidade não são dois extremos, mas se articulam pelos diferentes aspectos da vida social. Já a terceira parte, Imparidades, contempla obras relacionadas ao corpo e que implicam numa dramaturgia de ordem mais privada.

“Trata-se de um esforço para olhar e pensar uma parte do acervo do Masc em relação a questões contemporâneas, tais como as disputas territoriais e os conflitos culturais, as arbitrariedades em relação à política e à economia, as definições moralizantes e discriminatórias, a intolerância em relação aos assuntos do corpo e às diferenças individuais”, afirmam os organizadores da mostra

Serviço:

O QUÊ: Exposição Abrangências e Singularidades
QUANDO: Visitação da terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
ONDE: Sala Harry Laus do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
QUANTO: Entrada gratuita
INFORMAÇÕES: (48) 3664-2630 / 3664-2629

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
* Com informações da Assessoria de Comunicação da FCC
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h