Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/09/2016-18h15

Alunos de Ensino Médio visitam Udesc e conhecem Centro de Artes

Professor André Carreira em roda de conversa sobre o curso de Teatro. Fotos: Layla Rosa

Ceart Aberto à Comunidade. Este é o nome da ação proporcionada pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para que alunos do Ensino Médio do estado possam vivenciar a rotina dos cursos oferecidos pela instituição. Nesta terça-feira, 13, alunos de quatro escolas da Grande Florianópolis receberam divulgação sobre o vestibular e puderam conhecer um pouco das cinco áreas de graduação em artes oferecidas pela Udesc Ceart: Artes Visuais, Design, Moda, Música e Teatro.

Cerca de 100 estudantes de Ensino Médio visitaram o centro, divididos nos turnos matutino e vespertino. Uma das atividades foi a oficina “Atuação por estados”, ministrada pelo professor doutor André Carreira, do curso de teatro. Os alunos sentaram em roda para um bate-papo com o ministrante, que contou sua experiência no ramo acadêmico e citou etapas percorridas por seus atuais alunos, que além de atuar como atores, também vivenciam outros ofícios dentro da profissão, como a direção de peças.

No período da tarde, os estudantes das escolas estaduais Dom Jaime de Barros Câmara, do Ribeirão da Ilha, e Instituto Estadual de Educação, localizado no centro da capital, puderam aprender sobre a música de câmara, com alunos do Departamento de Música. Já os alunos da manhã vieram do Colégio Geração, na trindade, e da EEB Irmã Tereza, localizado na Ponte do Imaruim, no município de Palhoça e puderam participar da aula de regência com a professora Cristina Emboaba - a musicista ensinou como manusear as mãos para reger uma orquestra e ainda chamou integrantes da platéia para participar.


A aluna Sara Júlia de Pinho, estudante do 3º ano da EEB Irmã Tereza, disse que essa foi uma das partes preferidas da programação. Porém, como o maior interesse da estudante era no curso de moda, o passeio pela Modateca da Udesc - espaço da universidade destinado a preservação da história da moda e do vestuário - trouxe lembranças de seu aniversario de 15 anos: Sara confessou que ela mesma fez o design de seu vestido.

A área do design foi representada pela oficina de rolimã, onde os alunos aprenderam como fazer o tradicional carrinho. Os professores Flávio Santos, Célio Teodorico e Omar Diban, demonstraram como recortar a peça em madeira compensada e os alunos concluíram com a montagem.

A programação também teve visita ao Departamento de Artes Visuais e apresentação dos espetáculos Preta-à Porter, no período da manhã, e Desvendando Deucroux, no período da tarde.


Visita desperta interesse na área de artes

A professora acompanhante da turma da escola Irmã Tereza, Silvia Poliana Eccel, conta que se formou em artes plásticas pela Udesc e que, além de trazer a turma em que ministra aula, também procurou chamar alunos de outras séries que se interessam pelo assunto e que tenham aptidão para os cursos oferecidos pelo centro.

Durante a visitação pelo Departamento de Artes Visuais (DAV), Silvia relembrou os tempos de estudante e falou sobre a importância da visita. A professora citou a falta de informações e a insuficiência das escolas ao auxiliar os alunos na escolha dos cursos de ensino superior. “Os cursos de artes ainda são um pouco marginalizados, no sentido de que as pessoas acham que não dá pra ter uma formação séria neste segmento, e com essa oportunidade eles podem ver que é possível adquirir uma graduação nessa área”, comenta Silvia.

Luciana Corrêa Mathias, coordenadora de ensino da Udesc Ceart, percebeu o interesse dos alunos se manifestar mais durante as atividades práticas oferecidas durante a excursão: “O objetivo do projeto foi atingido, que é o de divulgar e despertar curiosidade sobre os cursos aqui oferecidos aos estudantes de ensino médio da Grande Florianópolis”.

A visitação é gratuita e acontece uma vez por ano, no segundo semestre letivo. Escolas interessadas em mais informações podem entrar em contato com a Direção de Ensino de Graduação (DEG) da Udesc Ceart pelo e-mail deg.ceart@udesc.br ou pelo telefone: (48) 3664-8354. É possível agendar a visitação no turno matutino ou vespertino.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h