Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/03/2015-16h58

Alunos e docentes da Udesc criam equipe para participar de atividades da organização Enactus

Palestra sobre o tema nesta segunda atraiu acadêmicos dos três cursos da Udesc Esag. Fotos: Gustavo Cabral Vaz/Ascom

Estão abertas as inscrições para acadêmicos e professores do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), interessados em integrar a equipe que representará o centro de ensino nas atividades e competições promovidas pela Enactus, organização internacional sem fins lucrativos que visa conectar estudantes universitários, lideranças acadêmicas e da sociedade para promover o empreendedorismo por meio de projetos com impacto social.

A atuação da entidade e o processo de formação da equipe foram temas de uma palestra nesta segunda-feira, 16, e de dois treinamentos, em diferentes períodos, nesta terça-feira, 17, no auditório e em um laboratório da Udesc Esag.

Conduzidos pela gerente nacional da entidade, Paula Parra, os encontros foram uma iniciativa do Diretório Acadêmico de Administração e Gerência (Daag) e do Centro Acadêmico de Administração Empresarial (Caemp), com apoio da Direção do centro de ensino.

Interessados em tomar parte das atividades (mesmo que não tenham participado dos encontros) devem entrar em contato com o Caemp, pelo e-mail caemp.esag@gmail.com.

Equipe pioneira em SC

Segundo o presidente do Caemp, o acadêmico André Moller Gabel, cerca de 30 alunos já se inscreveram e o docente líder foi definido – será o professor Nério Amboni, do Departamento de Administração Empresarial – o que confirma a equipe da Udesc Esag como a primeira do estado a fazer parte da Enactus. No Brasil, existem atualmente outros 55 times ligados à organização.

Como não há um limite máximo de participantes, a meta agora é mobilizar estudantes e professores dos três cursos da Udesc Esag – Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas – para participarem das atividades.

Uma das primeiras ações da equipe será definir um ou mais projetos para iniciar as atividades.


Na palestra desta segunda, a gerente Paula Parra explicou o principal critério para avaliação dos projetos: devem ser "ações empreendedoras, que empoderem pessoas ou comunidades para melhorar sustentavelmente sua subsistência de forma econômica, social e ambiental".

Segundo ela, existem atualmente 103 projetos sendo desenvolvidos no Brasil por equipes ligadas à Enactus. Paula apresentou no encontro um resumo dos cinco finalistas do último Campeonato Nacional Enactus Brasil, demonstrando o impacto social dessas iniciativas.

A organização

Presente atualmente em 36 países e mais de 1,6 mil universidades, a Enactus mobiliza a participação de mais de 66 mil estudantes.

Os projetos que realizam são avaliados em competições regionais, nacionais e globais promovidas pela organização, com bancas de juízes formadas por executivos das empresas apoiadoras.

O vencedor da competição nacional participa da Enactus World Cup, onde compete com os campeões dos demais 35 países.

Saiba mais sobre a Enactus pelos sites internacional e nacional da organização, ou por sua página no Facebook.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h