Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/10/2015-19h04

Alunos e egresso de Música da Udesc são premiados em dois concursos nacionais e um internacional

Dois alunos e um egresso do curso de Bacharelado em Música do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram premiados em importantes concursos de piano e viola realizados entre setembro e outubro.

Felipe Schilichting obteve o segundo lugar no 13º Concurso Nacional de Piano "Cora Pavan", em Uberlândia (MG); Pedro Tadeu Medeiros foi o vencedor na sua categoria do 34º Concurso Latino Americano Rosa Mística, em Curitiba; e Fábio Saggin venceu o 1º Concurso Nacional de Violas da Paraíba, em João Pessoa.

Schilichting e Medeiros são alunos de Piano da Udesc Ceart e foram orientados pelo professor Luís Cláudio Barros. Medeiros destacou a importância do professor no seu aprendizado: "Ele está me ensinando a crescer e a fazer música para emocionar e tocar as pessoas, com aulas determinantes para minha vida musical".

Já de acordo Schilichting, Barros e os docentes Álvaro da Silva e Luciana Goss o ajudaram na sua formação como pianista ainda antes da universidade.

Piano

O concurso vencido por Pedro Medeiros foi organizado pela Escola Rosa Mística de Curitiba e contou com músicos de toda a América Latina. A competição ocorre desde 1982 e foi crescendo ano a ano até chegar ao atual patamar internacional, com a participação de cerca de 150 estudantes e profissionais de música.

Segundo o acadêmico, "o concurso serviu para o crescimento como pianista e para ajudar a motivar e mostrar que, com estudo e dedicação, é possível chegar mais longe, visto que a preparação foi intensa, com muitas horas de estudo por dia e sempre tentando tirar o melhor som do instrumento".

Ele destacou também os programas de extensão da Udesc Ceart, como o Pianíssimo, no qual teve a oportunidade de aprimorar ainda mais o repertório e desfrutar de um piano computadorizado, capaz de gravar e reproduzir exatamente o que foi tocado, além de gerar informações qualitativas e quantitativas. O estudante fez questão de agradecer aos pais e professores pelo suporte.

Dois anos atrás, quem venceu o concurso organizado pela Escola Rosa Mística foi Felipe Schilichting. Neste ano, o aluno adicionou mais uma conquista ao seu currículo: o segundo lugar na categoria piano solo para concorrentes com 18 anos ou mais do 13º Concurso Nacional de Piano "Cora Pavan", que teve a participação de estudantes de todo o Brasil.

O acadêmico tocou para uma banca de profissionais renomados, que avaliaram interpretação, execução e habilidade musical. "Trouxe comigo, além do certificado de classificação e do prêmio em dinheiro, um sentimento de superação e a certeza de que o resultado é fruto de anos de dedicação."

Viola

Egresso do curso de Viola da Udesc Ceart, Fábio Saggin venceu o 1º Concurso Nacional de Violas da Paraíba e ganhou uma bolsa de estudos integral de dois anos na Universidade Valdosta State, nos Estados Unidos. A competição, realizada em João Pessoa, contou com mais de 60 violistas.

O músico, que se formou em 2013 e integra o atual quadro da Orquestra Filarmônica de Goiás, uma das melhores do Brasil, contou um pouco sobre a experiência em Goiânia e sobre os planos para o futuro em entrevista à Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart há dois anos. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h