Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/06/2017-14h41

Alunos e professores da Udesc podem avaliar cursos de graduação da universidade

 
Prazo para avaliar vai até 18 de junho, pelo Siga, acessível também em celulares. Foto: Gustavo Vaz
Alunos e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já podem participar da avaliação dos cursos de graduação nas disciplinas deste semestre. Até 18 de junho, os participantes devem acessar o Sistema de Gestão Acadêmica (Siga), clicar no menu lateral "Responder Avaliação Institucional" e responder o questionário. As identidades serão mantidas em sigilo. O acesso também pode ser feito por tablets e smartphones. Nesta avaliação, os questionários estão mais curtos e fáceis de responder. 

Na avaliação institucional, os estudantes dos cursos presenciais podem dar opiniões sobre o desempenho dos professores, bem como avaliar as disciplinas. Já os acadêmicos do Centro de Educação a Distância (Cead) têm a oportunidade de analisar as disciplinas, os professores, os tutores e, pela primeira vez, a infrestrutura dos polos. 

Em contrapartida, os professores dos 12 centros da Udesc podem avaliar o desempenho das turmas e também o próprio desempenho em sala de aula.

Importância dos dados

Com esse procedimento, a universidade busca analisar as ações planejadas e realizadas, além de detectar potencialidades e fragilidades e preparar mudanças para os cursos.

Os dados também servem para a regulação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), que atua no reconhecimento dos cursos de graduação e na renovação dessa condição.

A avaliação interna envolve a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), além das pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Planejamento (Proplan), que utilizam as informações coletadas nas tomadas de decisão.

Os resultados são divulgados pela Comissão Setorial de Avaliação dos Centros (CSAs), e as melhorias nos cursos são de responsabilidade dos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos (NDEs) e das Direções de Ensino. 

Comunidade acadêmica participa

De acordo com a Coai, em 2016, a participação da comunidade acadêmica na avaliação dos cursos de graduação foi superior aos outros anos, fato que pode ser explicado em parte, pelo uso dispositivos móveis. 

No primeiro semestre de 2016, considerando apenas os cursos presenciais, 2.965 alunos responderam a avaliação, o que representa 37% da comunidade acadêmica. Já entre os professores, 487 participaram do processo, representando 47% do corpo docente.

Na Udesc Cead, a participação foi de 44% entre os estudantes e 54% entre os professores. "Estes números demonstram que a cultura da avaliação está se solidificando na Udesc", ressalta a professora Rita de Cássia Paula de Souza, coordenadora da Coai. A avaliação interna ocorre por meio do Siga desde 2011.

Mais informações podem ser obtidas com a Coai pelo e-mail coai.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8077, das 13h às 19h.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC