Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/10/2017-14h41

Alunos e servidores da Udesc podem criar formulários para pesquisa online pelo Office 365

Novo programa disponível pode ser usado também para elaborar enquetes e até provas - Imagem: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) liberou o acesso ao Forms, uma ferramenta online do Office 365 que faz pesquisas, enquetes e questionários.

O serviço disponível para alunos, estagiários, professores e técnicos da Udesc permite ver as respostas à pesquisa em tempo real e, no fim do período de coleta, gera uma planilha no Excel com dados detalhados dos resultados.

O Office 365 é uma plataforma da Microsoft que também oferece 5 Terabyte de armazenamento de arquivos na nuvem, ou seja, acessível em qualquer computador, e programas como Word, Excel e PowerPoint. Ele ficou disponível para estudantes e servidores neste semestre.

Para acessá-lo, basta entrar no site do IdUdesc e ativar seu e-mail institucional.

Possibilidades de uso

O técnico Daniel Antunes, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), diz que é possível configurar o Forms para criar formulários disponíveis a qualquer pessoa com o link ou somente para pessoas da comunidade acadêmica.

"É possível ativar uma verificação para que apenas pessoas da Udesc possam responder a pesquisa através do link", afirma. Os formulários também podem ser distribuídos por QR Code ou ainda incorporados no corpo de uma página da web.

Outra funcionalidade da ferramenta é a criação de questionários para aplicar provas. É possível fazer perguntas discursivas ou de múltipla escolha e determinar quantos pontos cada questão vale.

Mais retorno com e-mail institucional

A mestranda de Administração Julia Baranova, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), usou o Forms para elaborar dois questionários sobre os desafios de empresas exportadoras e importadoras no Brasil para seu trabalho, que estuda o comércio exterior no País. 

Por estar em contato com empresas da área, Julia afirma que a credibilidade de enviar um questionário por um e-mail institucional faz diferença. "Poderíamos usar o Google, mas, com uma ferramenta ligada ao e-mail institucional da Udesc, teremos muito mais retorno", destaca.

Mais informações sobre o Forms estão disponíveis na página da Setic.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h