Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/10/2017-14h30

Alunos inscritos para o Enade poderão assistir a videoaulas sobre a Udesc

Vídeos estão sendo postados em site da Pró-Reitoria de Ensino da universidade estadual - Arte: Divulgação
Os mais de mil alunos concluintes de 27 cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) poderão assistir a videoaulas sobre a Udesc para auxiliar nos estudos para a prova. 

As videoaulas serão postadas no Canal de Ensino, um novo site produzido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Udesc, com conteúdo voltado a alunos e professores envolvidos na prova do Enade, além de outros temas relevantes ao ensino de graduação.

Na estreia do canal, foram disponibilizados dois vídeos: um sobre o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Udesc e outro sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade.

Os dois vídeos foram elaboradas pela Proen e pela Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), com o apoio do Centro de Educação a Distância (Cead), da Udesc.

O Enade, no Questionário do Estudante, aborda questões sobre a universidade. "É importante que os alunos conheçam como a Udesc está composta e organizada, seus documentos norteadores e como tudo está conectado com o projeto pedagógico do seu curso de escolha", diz a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz.

A data da prova está marcada para 26 de novembro. O resultado do Enade é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País.

Quem deve fazer o Enade

Devem fazer o exame neste ano todos os acadêmicos de graduação da Udesc que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima estabelecida pelo currículo do curso. A inscrição do estudante habilitado é realizada pela Udesc, sob responsabilidade da chefia de departamento do seu curso. 

Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o Enade é um componente curricular. Os estudantes com dúvidas podem procurar a chefia de departamento do seu curso. Confira o Guia do Enade.

Cursos participantes deste ano

  1. Engenharia Ambiental
  2. Engenharia Florestal
  3. Ciência da Computação
  4. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  5. Engenharia Civil
  6. Engenharia Elétrica
  7. Engenharia Mecânica
  8. Engenharia de Produção e Sistemas
  9. Física (Licenciatura)
  10. Matemática (Licenciatura)
  11. Química (Licenciatura)
  12. Pedagogia a Distância (Licenciatura)
  13. Artes Visuais (Licenciatura)
  14. Música (Licenciatura)
  15. Sistemas de Informação (Ibirama)
  16. Sistemas de Informação (São Bento do Sul)
  17. Engenharia Sanitária
  18. Educação Física (Licenciatura)
  19. Engenharia de Alimentos
  20. Engenharia de Produção - Habilitação em Mecânica
  21. Arquitetura e Urbanismo
  22. Engenharia de Petróleo
  23. Geografia (Bacharelado)
  24. Geografia (Licenciatura)
  25. História (Bacharelado)
  26. História (Licenciatura)
  27. Pedagogia (Licenciatura)
Formato da prova

Os alunos responderão dez questões de formação geral e 30 questões específicas do curso. O Enade trabalha questões de formação geral, mas também de gênero, multiculturalidade, política, economia e direitos humanos. 

Outra parte que integra a avaliação, o Questionário do Estudante, visa conhecer o processo de formação dos alunos e saber como eles percebem a instituição, por meio de questões relacionadas ao perfil socioeconômico, estrutura curricular e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Valorização do ensino e do futuro profissional

O exame também pode apontar quais pontos devem ser melhorados para aprimorar a formação dos acadêmicos e serve para compor o Índice Geral dos Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). Quanto melhor o desempenho do aluno na prova, maior o conceito do curso e maior o reconhecimento da universidade no mercado de trabalho. 

Mais informações sobre a campanha e o Enade podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Um dos vídeos é sobre o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Udesc
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h