Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/11/2017-16h36

Aquicultura e biotecnologia em desertos serão temas de palestra na Udesc Laguna

Pesquisadora Isabel Portugal trabalha com projeto de agricultura sustentável em áreas áridas - Foto: Divulg.
O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, promoverá a palestra "Aquicultura e Biotecnologia em Israel" nesta quarta-feira, 22, às 11h, na Sala 206 do Bloco 2 da unidade de ensino. 

Aberta à comunidade em geral, a apresentação da pesquisadora Isabel Portugal, da Universidade Ben-Gurion do Negev, será feita em português.

"O propósito da palestra é apresentar para os alunos da Udesc Laguna, principalmente dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia de Pesca, os avanços tecnológicos desenvolvidos pela universidade israelense nas área de Aquicultura e de Biotecnologia", destaca o professor Fábio de Farias Neves.

"Além disso, serão discutidas as linhas de pesquisa da Universidade Ben-Gurion e as possibilidades de elaboração de convênios para pesquisa com a Udesc e para intercâmbio científico entre alunos e professores."

Isabel, que tem graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Aquicultura no Brasil, concluiu recentemente seu doutorado em Biotecnologia na universidade israelense, com foco em cultivo de microalga. 

O convite para visitar a Udesc Laguna foi feito pelo professor Neves, que conheceu a pesquisadora em 2016, no 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel, em Natal, e acertou os detalhes da palestra na semana passada, durante o 11º Simpósio Internacional de Aquicultura, que também ocorreu na capital potiguar. 

Em ambos os eventos, o docente da Udesc Laguna participou com recursos de editais da universidade catarinense, do Programa de Apoio à Participação em Eventos Nacionais (Prodip).

Agricultura sustentável

Atualmente, Isabel Portugal permanece em Israel, trabalhando em um projeto de agricultura sustentável do qual é cofundadora: o NegevNet, uma plataforma colaborativa que busca fomentar intercâmbios, convênios e cooperações entre entidades acadêmicas e empresariais para ajudar a transformar desertos em áreas verdes. O nome tem inspiração no Deserto do Negev, que ocupa 60% do território israelense.

"Por causa desse projeto, a pesquisadora foi recebida pelo Ministro da Economia de Israel e pelo embaixador de Israel no Brasil, dentre outras pessoas que demostram interesse no projeto", ressalta o professor Fábio Neves.

A ideia do NegevNet é replicar o modelo para que muitas comunidades carentes no mundo consigam produzir alimentos de uma forma sustentável mesmo em condições de solo mais adversas, como o deserto.

Isabel também promove o Empoderamento de Mulheres na Agricultura Sustentável em Áreas Áridas, que visa habilitar mulheres como líderes de projetos e ações em agricultura familiar.

Parcerias no Nordeste

Segundo Isabel Portugal, "a cooperação entre Brasil e Israel é muito importante. Por isso, o Desert Institute, que é um grande centro de pesquisa da Universidade Ben-Gurion dentro do deserto, tem o objetivo de otimizar as tecnologias e os recursos que podem ser utilizados nessas áreas".

A pesquisadora está fazendo parcerias no Rio Grande do Norte para que soluções agrícolas já desenvolvidas e em desenvolvimento no Deserto de Negev sejam aplicadas no Semiárido Nordestino. "É possível melhorar a situação do Nordeste e, com a cooperação, é muito mais fácil melhorar essa situação", enfatiza.

Para unir o Negev ao Nordeste, a primeira conferência Brazil Israel Water Research and Development (Biward) ocorreu em 2016, com debates sobre pesquisa e desenvolvimento de recursos hídricos com especialistas internacionais em água, bioenergia e agricultura em áreas desérticas. O 2º Biward será em 2018, em Fortaleza.

Serviço

O QUÊ: Palestra "Aquicultura e Biotecnologia em Israel", com a pesquisadora Isabel Portugal.
QUANDO: Nesta quarta-feira, 22, às 11h.
ONDE: Sala 206 do Bloco 2 da Udesc Laguna, Rua Cel. Fernandes Martins, nº 270, Bairro Progresso.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h