Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/04/2015-11h16

Campanha da Udesc Ibirama incentiva população a deduzir Imposto de Renda para fundo social

Evento contou com participação de integrantes do Núcleo Extensionista Rondon - Foto: Divulgação

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou no último fim de semana uma campanha de divulgação do Fundo para Apoio à Infância e Adolescência (FIA) de Ibirama, repassou informações à população da cidade sobre o Vestibular de Inverno 2015, com destaque para os três cursos da unidade, e prestou esclarecimentos sobre as formas de acesso à instituição de ensino superior.

A ação de divulgação do FIA integrou o projeto de extensão Transparência Contábil em Entidades do Terceiro Setor, coordenado pelo professor Sergio Marian, e é resultado de parceria com a Secretaria de Assistência Social de Ibirama, que começou em 2014.

Com auxílio da bolsista e aluna de Ciências Contábeis Flávia de Souza, a atividade da Udesc Ibirama esclareceu a cerca de 300 pessoas como destinar parte do Imposto de Renda ao fundo.

Segundo Marian, o valor máximo dedutível do imposto é de 6% para pessoa física e de 1% para empresas. Ele lembrou que apenas os optantes pelo formulário completo e as empresas que adotam o regime de lucro real podem usufruir da renúncia fiscal.

As doações destinadas ao FIA são aplicadas em programas de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência, em programas de incentivo à guarda e à adoção e em projetos voltados à erradicação do trabalho infantil e à profissionalização de adolescentes.

Em 2013, o projeto Udesc Jovem recebeu R$ 10 mil do fundo para capacitar 30 jovens de 15 a 18 anos em situação de risco. Eles foram treinados para o mercado de trabalho, principalmente ao primeiro emprego, por meio de um curso de auxiliar de escritório.

Vestibular

Também no fim de semana, um grupo de acadêmcos, coordenado pelo professor Sérgio Marian, distribuiu folders e prestou esclarecimentos a cerca de 350 pessoas sobre o Vestibular de Inverno da Udesc, com destaque para os cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária, oferecidos pela Udesc Ibirama.

A ação, que reuniu também oficinas com crianças, teve participação de membros do Núcleo Extensionista Rondon (NER) de Ibirama. Os alunos explicaram também à população as formas de acesso à Udesc.

Participaram da atividade os acadêmicos Ariani Cani, Maciel Heck Hogenn, Herison Soares da Silva e Thiago Martins Mattos e o técnico universitário Lucas Kuster Moraes.

Leia mais:

08/10/2013 - Projeto da Udesc Ibirama sobre capacitação de jovens será lançado nesta quinta

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h