Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/07/2017-14h13

Campanha da Udesc orientará acadêmicos de 28 cursos para prova do Enade em novembro

Mais de 700 alunos da Udesc farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Foto: Jonas Pôrto
Com o objetivo de auxiliar os mais de 700 acadêmicos de graduação que farão as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 26 de novembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá uma campanha sobre a prova.

O objetivo da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com apoio da Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), é incentivar os alunos da universidade a se informar sobre o exame, que tem perfil e formato diferentes das questões encontradas nos concursos de vestibular, por exemplo, pois são mais interpretativas.

A iniciativa prevê orientações para os estudantes e divulgação do calendário com as datas relativas à avaliação, além de um seminário que será realizado nesta quarta-feira, 12, às 13h30, na Reitoria da Udesc, com a presença de chefes de departamentos, diretores de Ensino e técnicos vinculados a esse setor. 

Aplicado pela primeira vez em 2004, o Enade leva três anos para completar o ciclo de avaliação de todas as áreas de conhecimento – Ciências da Saúde, Agrárias, Sociais, Jurídicas, Engenharias e Licenciatura. 

A prova é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País. Ou seja, o resultado do Enade beneficia a instituição e também os alunos, pois aponta o nível de qualidade dos cursos, entre outros indicadores.

A Udesc terá 28 cursos avaliados neste ano:

  1. Arquitetura e Urbanismo
  2. Engenharia Ambiental
  3. Engenharia Civil
  4. Engenharia de Alimentos
  5. Engenharia de Produção
  6. Engenharia Elétrica
  7. Engenharia Florestal
  8. Engenharia Mecânica
  9. Engenharia Química
  10. Engenharia Sanitária
  11. Engenharia Ambiental e Sanitária
  12. Engenharia de Petróleo
  13. Sistemas de Informação
  14. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  15. Bacharelado em Ciências da Computação
  16. Bacharelado em Ciências Biológicas
  17. Bacharelado em Geografia
  18. Bacharelado em História
  19. Licenciatura em Ciências Biológicas
  20. Licenciatura em Física
  21. Licenciatura em Geografia
  22. Licenciatura em História
  23. Licenciatura em Matemática
  24. Licenciatura em Química
  25. Licenciatura em  Artes Visuais
  26. Licenciatura em Educação Física
  27. Licenciatura em Música
  28. Pedagogia

Quem precisa fazer o exame

O Enade é obrigatório para alunos que tenham previsão de finalizar a graduação até julho de 2018 ou que tenham concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. Quem não fizer as provas não poderá colar grau, pois o teste é um componente curricular.

Também deverão realizar o exame os acadêmicos que iniciaram o curso neste ano, que tenham até 25% da carga horária mínima cumprida, e aqueles que faltaram em anos anteriores e precisam regularizar a situação.

Os alunos que estão habilitados para o exame, independentemente de estarem com a matrícula trancada, deverão ser inscritos e realizar todas as etapas previstas no Enade.

Os estudantes responderão a dez questões de formação geral e 30 questões específicas de cada curso. A pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, explica que, para fazer a prova, os estudantes devem saber interpretar os textos.

"O Enade trabalha questões de formação geral, mas também de gênero, multiculturalidade, política, economia, direitos humanos. Mesmo que o aluno faça um curso de Fisioterapia ou Administração, precisa saber o que está acontecendo no País e no mundo e como pode contribuir", diz.

Outra parte que integra a avaliação, o Questionário do Estudante, visa conhecer o processo de formação de cada acadêmico e saber como os alunos percebem a instituição, por meio de questões relacionadas ao perfil socioeconômico, estrutura curricular e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. 

Resultado reflete no mercado de trabalho

O exame também pode apontar quais pontos devem ser melhorados para aprimorar a formação dos alunos e serve para compor o Índice Geral dos Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC).

"Uma vez que o curso seja bem avaliado, o diploma do aluno também terá mais peso no mercado de trabalho e fará com que ele seja cada vez mais valorizado como profissional", destaca a pró-reitora Soraia.  

Seminário promoverá troca de experiências

Parte da campanha, o seminário que será realizado nesta quarta-feira reunirá os chefes de departamento, diretores de Ensino e técnicos vinculados às direções de Ensino dos centros que farão o exame.

Cada representante do departamento apresentará o que já foi feito nos centros em exames anteriores, além de estratégias e maneiras de orientar os acadêmicos.

"O importante será a troca de experiência, porque quem nunca participou do exame poderá observar as atividades que outros chefes que já participaram do Enade fazem", explica Soraia.

No seminário, os participantes também conhecerão um software que simula as provas do Enade para que os alunos tenham contato com questões anteriores e conheçam a prova.

Mais informações sobre a campanha e o Enade podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mais de 700 alunos da Udesc farão o Enade, que será em 26 de novembro
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h