Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/09/2014-11h56

Campanha incentiva reciclagem e consumo consciente na Udesc Planalto Norte

Projeto envolve servidores e acadêmicos - Foto: Divulg.
O Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, lançou na terça-feira, 2, o Projeto Reciplan, que busca chamar a atenção de alunos e servidores para a reciclagem e o consumo consciente.

O mote da campanha é: "São pequenas atitudes que fazem a diferença. Pense nisso, faça a sua parte".

Coordenado pela professora Nadir Radoll Cordeiro, de Engenharia de Produção Mecânica, o projeto de extensão pretende incentivar a coleta seletiva de materiais recicláveis, com separação e destinação para a cooperativa local de coletores.

A organização do projeto instalou fragmentadoras de papel nas salas dos professores e da Secretaria do Departamento de Sistemas da Informação, localizada no prédio da Udesc Planalto Norte no Centro de São Bento do Sul.

Para atingir um grande número de pessoas, serão confeccionados materiais impressos para conscientização e haverá a criação de marca e a abertura de página no Facebook.

Segundo a professora Nadir, o objetivo é mudar a cultura do centro quanto à questão do destino do lixo. "Antes de descartar o lixo, devemos procurar saber se esse material ainda pode ser reutilizado ou reciclado", aconselha. 

A docente afirma que o papel é um dos produtos mais utilizados na universidade e que o produto resultante da reciclagem tem praticamente as mesmas características do original.

Para a fabricação de uma tonelada de papel, utiliza-se quase cem mil litros de água. Já para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados dois mil litros, uma economia de 98%. São necessárias duas árvores e meia para produzir apenas dez resmas de papel.

Consumo consciente

Outro ponto do projeto é o incentivo ao consumo consciente para evitar o desperdício de material. "Cada pessoa pode consumir menos, diminuindo o descarte de produtos não utilizados que acabarão no lixo, por terem sido adquiridos em excesso. Esta cultura de consumo consciente precisa ser disseminada entre as pessoas, em suas próprias casas, além da universidade ou do local de trabalho", comenta a professora Edina Fietz Treml, que faz parte do Projeto Reciplan.

Três técnicos universitários também integram a iniciativa: o prefeito do campus, Cristiano da Silva, a secretária do Departamento de Sistemas da Informação, Patrícia Buss Cardoso de Sousa, e a secretária da Direção-Geral, Crista Spitzner Grohskopf.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h