Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/10/2016-18h16

Colóquio da Udesc debate políticas públicas de educação a distância na próxima quarta

Evento produzirá documento com resumo das discussões para enviá-lo a Brasília - Arte: Divulgação
O Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará o 1º Colóquio Diálogos sobre Educação a Distância, com o tema "Políticas públicas e práticas na sociedade do século 21", na próxima quarta-feira, 26, das 12h30 às 19h, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis.

O evento da universidade, que é gratuito e não exige inscrição prévia do público, deverá elaborar um documento com o resumo dos debates para encaminhá-lo ao Congresso Nacional e ao governo federal.

Participarão gestores, professores e técnicos da Udesc e representantes de instituições parceiras, como Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Bombeiros e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). 

A comissão organizadora é composta pelo reitor da Udesc, Marcus Tomasi; pelo diretor-geral da Udesc Cead, David Daniel e Silva; pela coordenadora do evento, Marzely Gorges Farias; pela diretora de Pesquisa e Pós-Gradução da Udesc Cead, Soeli Francisca Monte Blanco; e pela coordenadora da Universidade Aberta no Brasil (UAB) na instituição estadual, Carmen Cipriani Pandini.

Participação do governador e programação

O colóquio, que prevê a presença do governador Raimundo Colombo (PSD), contará com duas mesas-redondas na programação. A primeira delas, "Educação a distância: políticas públicas", terá a mediação da professora Marzely e as participações do reitor Tomasi, que preside a Câmara EAD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); do deputado federal Jorginho Mello (PR); e do chefe da Seção de Exame e Difusão Regional do Inpi, Araken Alves de Lima.

A outra mesa-redonda abordará os desafios da educação superior a distância nas instituições públicas, tendo mediação das professoras Carmen e Soeli e presenças de oito docentes ligados à Câmara EAD da Abruem, ao Fórum de Coordenadores UAB e à organização Universidades Públicas em Rede (UniRede).

Cenário federal nada animador

Segundo a professora Marzely, a ideia do evento é discutir o futuro da educação a distância, que poderá ser afetado por cortes no orçamento do governo federal.

Ela destaca que a meta de formar até 2016, em Pedagogia, todos os professores que lecionam na educação básica em SC poderá ser comprometida com a redução dos investimentos em educação. "A ideia de organizar o colóquio é justamente discutir esse cenário nada animador".

A Udesc possui 28 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a UAB, e já formou cerca de mil professores, que lecionam nas séries iniciais. A universidade oferece o curso de Pedagogia a Distância.

Marzely, que coordena também o projeto Políticas Públicas em EAD da Udesc, observa que a criação da UAB por meio de decreto em 2006 traz insegurança jurídica para as universidades que atuam em educação a distância e querem expandir suas atividades no setor. "Esse decreto pode acabar a qualquer momento", afirma.

Para mudar esse quadro, a Câmara dos Deputados, atendendo requerimento do parlamentar catarinense Jorginho Mello (PR), aprovou a realização de audiências públicas em todo o País para debater o desenvolvimento da UAB e propor a criação desse modelo por meio de uma lei. 

Mais informações sobre o colóquio podem ser obtidas com a Direção de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cead pelo telefone (48) 3664-8409 e pelo e-mail dppg.cead@udesc.br.

Serviço:

O QUÊ: 1º Colóquio Diálogos sobre Educação a Distância.
QUANDO: Quarta-feira, 26, das 12h30 às 19h.
ONDE: Teatro Governador Pedro Ivo, Rodovia SC-401, Km 5, nº 4.600, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento produzirá documento com resumo dos debates para enviá-lo para Brasília
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h