Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/06/2018-17h33

Competição de pontes desafia estudantes de Engenharia de Produção da Udesc Planalto Norte

Cerca de 30 alunos participaram do desafio - Foto: Div.
Alunos de Engenharia de Produção do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em São Bento do Sul, participaram neste semestre de uma competição de resistência de pontes. A atividade fez parte da disciplina Resistência dos Materiais, ministrada pelo professor Ernesto Augusto Garbe para a turma da quarta fase. "O curso tem muita teoria e eu queria que eles vivessem a prática, para sentir o que faz melhorar ou piorar um projeto", conta o docente. 

As pontes construídas pelos alunos deveriam utilizar apenas palitos e cola e ter 1,20 metro de vão livre. O tipo e quantidade dos materiais puderam ser escolhidos pelos estudantes, mas o peso total não podia superar um quilo. A atividade foi realizada ao longo de dois dias, em maio.

Cerca de 30 acadêmicos participaram da competição, que pôde ser realizada individualmente ou em grupos. Para avaliação, o método utilizado foi o carregamento concentrado no meio da ponte. Segundo o professor, a resistência demonstrada pelas pontes variou bastante: enquanto algumas não aguentaram 10kg, a vencedora suportou uma carga de 215 kg. 

Ernesto conta que promove o desafio das pontes com os alunos há alguns semestres, mas que, este ano, a proposta ganhou o formato de competição, que deve ser mantido para as próximas turmas. Mais informações podem ser obtidas com o professor pelo e-mail ernestoaugustogarbe@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h