Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/12/2016-16h01

Comunidade acadêmica organiza mobilização por mais recursos à Udesc nesta terça, na Assembleia Legislativa

Mais de 150 servidores e alunos estiveram em sessão de outubro pelo 0,17% - Foto: Luiz Eduardo Schmitt
Professores, técnicos e alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) comparecerão na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) desta terça-feira, 6, a partir das 14h, para acompanhar de perto a votação da emenda parlamentar que destina mais 0,17% de duodécimo à instituição.

A medida deve ser apreciada em separado pelos deputados estaduais e, se aprovada, fará parte da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017. Na prática, a Udesc seria contemplada com cerca de R$ 18 milhões a mais a partir do próximo ano.

Os recursos adicionais serão destinados para a institucionalização do ensino a distância, o custeio e o fortalecimento da pós-graduação e investimentos em bolsas, entre outras ações de ensino, pesquisa e extensão.

A Associação de Servidores da Udesc (Asudesc) terá um ônibus para transporte dos interessados em participar da ação. As saídas iniciarão às 13h, no estacionamento da sede do Campus I da Udesc, no Bairro Itacorubi.

Campanha para sensibilizar deputados

A obtenção da emenda parlamentar que originou o pedido de aumento do repasse à Udesc foi resultado dos esforços da campanha Udesc+0,17.

A ação iniciou em outubro – a necessidade do aumento de repasse foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em junho – e envolveu estudantes, professores e técnicos para sensibilizar a classe política para a importância econômica, social e educacional da instituição para o desenvolvimento de SC.

Desde então, o reitor, Marcus Tomasi, e o vice-reitor, Leandro Zvirtes, além do pró-reitor de Planejamento, Leonardo Secchi, e outros membros da gestão da Udesc, realizaram dezenas de reuniões com deputados estaduais para que a proposta seja concretizada.

Sobra da Alesc e petição

Atualmente, a Udesc recebe 2,49% da Receita Líquida Disponível (RLD), que é uma soma da arrecadação de impostos estaduais. Com mais 0,17%, o repasse subirá para 2,66%. A proposta da emenda é reduzir o percentual da Alesc, que tem sobra de recursos, e destinar à Udesc.

Uma petição pública com mais de oito mil assinaturas recolhidas em apenas 21 dias em apoio à campanha foi entregue ao presidente da Alesc, Gelson Merísio (PSD), em 19 de outubro, por Zvirtes e Secchi, data em que mais de 150 técnicos e professores da universidade lotaram a sessão do plenário do parlamento para sensibilizar os deputados. Na ocasião, vários parlamentares se pronunciaram a favor da causa da Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Em outubro, mais de 150 servidores participaram de sessão na Alesc em favor da campanha
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h