Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/05/2017-16h49

Comunidade acadêmica pode ajudar a testar aplicativo de pesquisa desenvolvido pela Udesc

Um aplicativo desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para contribuir na compreensão de problemas urbanos está em fase de testes e os interessados em colaborar podem participar, instalando e utilizando a ferramenta em seus aparelhos de telefonia móvel.

O aplicativo faz parte do projeto de pesquisa "ParticipACT Brasil - Tecnologias inovadoras na gestão da cidade inteligente", realizado pelo Laboratório de Tecnologias de Gestão (Labges), no Centro da Administração e Socioeconômicas (Esag). A pesquisa pretende usar a colaboração dos cidadãos para coletar dados em grande quantidade pelos sensores dos smartphones.

Chamado "ParticipACT Brasil", o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas da App Store e do Google Play. Após a instalação, o participante precisa se logar no aplicativo, utilizando seu e-mail e a senha "participact". Uma vez logado,  receberá convites para visualizar as campanhas ativas e aderir à participação.

Aos participantes, os pesquisadores destacam duas funcionalidades do aplicativo: a possibilidade de optar por usar apenas a internet sem fio, para poupar o plano de dados do aparelho (em "configurações"); e a possibilidade de pausar e retomar o sensoriamento a qualquer momento.

Big data

Após coletadas, as informações integram um "bigdata" (um banco de dados com grande volume de informações, armazenadas de forma sistemática) que será utilizado para realizar análises sobre mobilidade, população flutuante, acessibilidade e gerenciamento de eventos de emergência, entre outros.

Segundo o coordenador do Labges, o professor Carlos Roberto De Rolt, a meta na atual fase de testes é alcançar uma amostragem significativa de colaboradores, que baixem o aplicativo em seus aparelhos e executem alguns procedimentos de fácil realização.

A fase de testes é voltada especialmente aos estudantes, técnicos e professores da Udesc Esag, mas qualquer pessoa interessada pode participar. Para contribuir com a pesquisa, é necessário participar das campanhas e manter o aplicativo ativo durante sua realização. Ao final do período de testes, os participantes receberão informações sobre os dados coletados e a respectiva análise.

"Além de ajudar no teste do aplicativo, quem aderir auxiliará na coleta de dados para pesquisas na Udesc Esag. Uma das campanhas envolve a questão da mobilidade urbana e prevê o mapeamento dos trajetos e hábitos de mobilidade realizados pela comunidade acadêmica, com posterior análise e apresentação dos resultados", destaca De Rolt.

Leia mais:

06/06/2016 - Parceria com Universidade de Bologna traz pesquisadores italianos à Udesc na Capital

2/9/2015 - Evento sobre cidades inteligentes promovido pela Udesc reúne pesquisadores de diferentes instituições

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h