Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/10/2016-19h03

Coral da Udesc realiza experiência sensorial e sonora nesta quarta, em Florianópolis

O Coral da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza nesta quarta, 26, o Corolário, uma performance vocal com foco na experiência sensorial sonora. Dirigida pela professora Barbara Biscaro, do Departamento de Artes Cênicas (DAC), o Corolário  proporcionará ao público a vivência de uma apresentação coral diferente, baseada na relação física com o som.

O experimento vocal é gratuito, aberto à comunidade, e será realizado no Espaço 2 do DAC do Centro de Artes (Ceart) em três sessões: às 19h15, às 20h15 e às 21h15, com capacidade para 40 pessoas cada. Senhas de entrada serão distribuídas no local antes de cada apresentação.

Durante a realização do Corolário, o coral cantará em diferentes formações, explorando o espaço da sala em diversas possibilidades, e criando sons conforme uma narrativa que interliga o repertório do coral num contínuo. O público presenciará uma performance que foge do tradicional formato de concerto ou apresentação, já que o coral provoca e propõe um experimento a fim de que o sentido da audição seja aguçado ao máximo. O grupo já realizou três ensaios abertos e os relatos do público confirmam o potencial da proposta.

“É a primeira vez que o Coral participa de uma proposta tão diferente, o que levou a desenvolver muito a sua habilidade de escuta crítica e independência vocal. Além disso, notou-se um envolvimento impressionante do grupo no processo de criação colaborativa, que se refletiu também num maior entrosamento entre os integrantes”, comenta a professora Alicia Cupani, coordenadora do programa de extensão VivaVoz.

A ideia inicial foi da professora Barbara Biscaro, que vivenciou experiências semelhantes em eventos internacionais de voz e performance. "Barbara já tem um histórico de outras parcerias com o Coral da Udesc e com o Programa VivaVoz, e o grupo buscava uma nova ideia para o trabalho neste semestre. Acreditamos que estávamos prontos para abraçar este desafio cênico e vocal", afirma Alicia.

O Coral da Udesc é coordenado e regido pelo professor Sérgio Figueiredo, auxiliado pelos regentes assistentes Luiz Eduardo Silva e Rafael Prim Meurer, ambos alunos do mestrado em Música. Na organização e realização deste evento, também conta com a participação da professora Alicia Cupani, numa parceria com o Programa VivaVoz de extensão.

Sobre o Corolário

Corolário, em sua origem etimológica, significa "pequena coroa" ou "gratificação". A proposta é a realização de um experimento em performance coral, que tem como ponto de partida o envolvimento de diferentes profissionais que possuem uma história de atuação e afeto com o Coral da Udesc em um projeto de criação interdisciplinar para essa formação específica.

O diferencial deste processo seria uma incursão no campo da experimentação cênico-sonora, em que o espectador/ouvinte e o cantor sejam ambos parte de uma experiência sensorial com a sonoridade, o ato de cantar e o compartilhamento da vivência cinestésica que ocorre no aqui e agora do fazer musical.

Serviço:

O QUÊ: Corolário – experimento em performance coral
QUANDO: 26 de outubro, em três sessões: às 19h15, às 20h15 e às 21h15.
ONDE: Espaço 2 do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, 2007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito. Serão distribuidas senhas no local da performance, que tem capacidade para 40 pessoas por sessão.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h