Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/06/2018-16h40

Curso de Engenharia de Pesca da Udesc é avaliado como excelente pelo Conselho Estadual de Educação

Curso é oferecido pela Udesc Laguna - Foto: Jonas Pôrto
O curso de Engenharia de Pesca, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, foi avaliado como excelente pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SC). O curso obteve o conceito 4,41 (em uma escala de 1 a 5) no processo de renovação de reconhecimento do curso, feito a partir da visita da comissão externa à unidade em 7 e 8 de junho.

A comissão foi composta pelos professores Sérgio Makrakis, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e Gilberto Caetano Manzoni, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), os mesmos avaliadores que visitaram a unidade em 2014, para reconhecimento do curso, quando foi atribuída a nota 4,06.

Implantado em 2010, o curso de Engenharia de Pesca da Udesc Laguna não participa do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), motivo pelo qual deve passar por verificações in loco a cada três anos para manter-se regular diante do CEE e do Ministério da Educação (MEC).

Evolução

Para o chefe do Departamento de Engenharia de Pesca, Giovanni Lemos de Mello, a evolução do conceito se deve a um conjunto de fatores, dentre eles a melhoria das instalações, com a mudança do curso para o prédio da Udesc Laguna inaugurado em junho de 2014, apenas um mês após a primeira visita dos avaliadores.

O professor ressaltou a qualidade do corpo docente, formada na maioria por doutores, e a atualização do currículo, ajustado para fazer frente às considerações dos avaliadores no processo de reconhecimento. E destacou a melhora significativa nos laboratórios didáticos e de pesquisa: "Em quatro anos, melhoramos consideravelmente as instalações de praticamente todos os laboratórios vinculados ao nosso departamento", relata o docente.

Parcerias

Segundo Giovanni, o bom resultado também se deve ao envolvimento da comunidade acadêmica e à parceria com gestores do centro de ensino e da universidade no processo avaliativo, incluindo a Direção de Ensino de Graduação da Udesc Laguna, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai) e a Comissão Setorial de Avaliação (CSA). Equipes da Proen e da Coai acompanharam a visita da comissão.

A professora Rita de Cássia Paula Souza, coordenadora da Coai até junho deste ano, destacou a importância do mapeamento do curso, realizado pela Proen, em parceria com o órgão – a ação faz parte do projeto Udesc no Topo, previsto no Plano de Gestão 2016-2020. Os itens apurados no mapeamento e disponibilizados aos cursos incluem as notas da autoavaliação, os dados da evasão e, principalmente, as recomendações das comissões de verificação. “O mapeamento identifica as fragilidades de cada curso, auxiliando os gestores nas ações de melhorias”, afirma Rita.

Verticalização

No processo avaliativo de 2014, uma das recomendações da comissão foi investir na verticalização do ensino. Segundo os avaliadores, diante do potencial do corpo docente, formado em sua maioria por doutores, o caminho para a continuidade da formação dos egressos é a implantação de cursos de pós-graduação.

Para atender a demanda, está em processo de aprovação nos conselhos superiores da universidade o Mestrado Acadêmico em Ciências Marinhas e Pesqueiras. Aprovado por unanimidade no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em 20 de fevereiro, o projeto entrará em pauta na reunião do Conselho de Administração (Consad) desta quinta-feira, 21.

O diretor-geral da Udesc Laguna, Carlos André da Veiga Lima Rosa, destaca que o curso de Engenharia de Pesca da instituição, um dos 24 oferecidos no País, é o primeiro do gênero criado nas regiões Sudeste e Sul do litoral brasileiro, o que reforça a importância e a inserção social da universidade. "Após formar a primeira turma em 2015, o curso segue entregando excelentes profissionais ao setor pesqueiro, um segmento de grande potencial e afinidade com a vocação econômica e cultural da região e do Brasil", afirma.

Sobre o curso

Com duração de cinco anos, o curso de Engenharia de Pesca oferece 40 vagas anuais, com ingresso pelo Vestibular de Verão da Udesc e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As aulas presenciais ocorrem no período matutino e noturno.

O curso tem como missão formar engenheiros críticos e criativos, capazes de identificar, analisar e propor soluções preventivas e de gestão de problemas encontrados no setor pesqueiro, procurando compatibilizar o desenvolvimento estadual e nacional, assim como a preservação racional do meio ambiente, entendendo-o como fundamental para a qualidade de vida e sobrevivência humana.

Mais informações podem ser obtidas na página do curso.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso é oferecido pela Udesc Laguna
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h