Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/09/2017-16h35

Dia do Egresso da Udesc terá palestras, homenagens e lançamento da marca Alumni

Simone Keller Füchter, egressa da universidade que levou  projeto à Nasa, fará palestra - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará um evento gratuito para comemorar o Dia do Egresso na próxima quinta-feira, 28, às 19h, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

O objetivo do Dia do Egresso, que está previsto no calendário acadêmico deste ano, é estreitar os laços com quem já é formado nos cursos superiores da instituição. 

Entre os destaques da programação, está a palestra com a ex-aluna Simone Keller Füchter, que levou seu projeto sobre realidade aumentada à Nasa. A apresentação será realizada após a abertura, com o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, e a participação da orquestra acadêmica. 

A comemoração também terá homenagens a 12 egressos da universidade (um de cada centro), que receberão troféus dos diretores-gerais, e uma confraternização. 

Além disso, haverá os lançamentos da marca Alumni Udesc e do novo Portal do Egresso na internet, totalmente reformulado e com conteúdo específico para esse público.

Vínculo e comunicação

A marca Alumni foi elaborada pelo Laboratório de Design (LabDesign), em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), da Udesc, após um trabalho de pesquisa que identificou os valores a serem incorporados, como vínculo, orgulho e crescimento.

Já a página na internet possibilita que os egressos se cadastrem para receber notícias sobre cursos de graduação, pós-graduação, capacitações e eventos, com o objetivo de trazê-los de volta à universidade.

A ideia é criar um canal de comunicação direto com os egressos para informar o que está acontecendo na Udesc, como eventos, ações e pesquisas, e poder contar com o auxílio desse público no desenvolvimento da universidade por meio de ferramentas como questionários online. Será possível também o acesso a uma plataforma de oportunidades de emprego.

Política institucional

As comemorações em torno do Dia do Egresso estão previstas na Política Institucional de Egressos, em elaboração dentro do projeto Egresso Volta para Casa, do Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor da Udesc, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes. No ano passado, foi formada uma comissão com técnicos e pró-reitores de diversas áreas para trabalhar na construção dessa política. 

O documento, que ainda está em desenvolvimento, e será submetido aos conselhos superiores da Udesc, consiste em ações como programa de acompanhamento do egresso, implantação de mecanismos para conhecer o perfil profissional dos alumni, criação de canal de comunicação permanente e organização de eventos.

O objetivo é manter o relacionamento e cultivar o vínculo com os egressos. A elaboração da política surgiu também a partir da demanda apontada pela comissão do Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) na última avaliação institucional externa da Udesc, realizada em 2016, e de orientações da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), do Ministério da Educação (MEC).

Apesar de os centros de ensino da Udesc já promoverem iniciativas envolvendo os egressos, como encontros e confraternizações de turmas formadas, a universidade busca diretrizes institucionais voltadas aos estudantes que já colaram grau.

"Não tínhamos um projeto estruturado para fazer com que as pessoas que passaram pelos bancos escolares na graduação e na pós-graduação continuassem a ter orgulho de pertencer à comunidade Udesc", explica o pró-reitor de Planejamento da universidade, Leonardo Secchi.

A realização do Dia do Egresso conta com o apoio da Coordenadoria de Eventos (Ceven), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex). 

Benefícios para todos

Além de incentivar o compartilhamento de experiências entre os egressos e manter o vínculo desse público com a instituição, a participação ativa dos alunos que passaram pela Udesc pode contribuir para, por exemplo, elaborar diretrizes internas e avaliar a qualidade do ensino.

"Nós precisamos das informações desses egressos para conseguir avançar nas modificações de ensino, pesquisa e extensão e oferecer a melhor formação a estes profissionais que estamos lançando no mercado de trabalho", ressalta a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz.

Outro ponto positivo é a questão do network para estabelecer uma rede profissional entre pessoas formadas na mesma instituição. Dessa forma, seria possível realizar ações como trocar oportunidades de emprego e encontrar parceiros comerciais ou na área artística dentro da própria universidade.

Mecanismos de doações

Paralelamente à Política Institucional de Egressos, serão estudados mecanismos de doações para que ex-acadêmicos tenham a possibilidade de, através da criação de fundos, ajudar financeiramente a instituição. Para o pró-reitor Secchi, a inspiração gerada pelos alumni e a valorização desses profissionais serão fundamentais.

"Quando trazemos os egressos de volta para a universidade e eles têm a oportunidade de dar uma palestra e falar para os nossos alunos, é gerada uma perspectiva. Quem está nos bancos escolares hoje vê que pode alcançar a mesma projeção profissional e chegar aonde o alumni chegou", destaca.

Segundo a pró-reitora Soraia, o período universitário é um marco na vida de todos. "O egresso não pode simplesmente ter passado pela Udesc. Tem que sentir que faz parte, não só como aluno, mas como alguém que contribuiu parar aprimorar a universidade", afirma.

Serviço

O QUÊ: Dia do Egresso da Udesc.
QUANDO: Próxima quinta-feira, 28, às 19h.
ONDE: Auditório da Udesc Esag, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito e aberto a egressos.

Programação

19h - Abertura e recepção com o reitor da Udesc, Marcus Tomasi
19h20 - Lançamentos da nova marca Alumni Udesc e do Portal do Egresso
19h30 - Apresentação da Orquestra AcaDêmica da Udesc
20h - Palestra "Uma trajetória real incluindo ambientes virtuais: a constante reinvenção", com Simone Keller Füchter, egressa da Udesc Esag
20h40 - Homenagens a egressos
21h - Confraternização

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Simone Keller Füchter, egressa da Udesc que levou  projeto à Nasa, fará palestra.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h