Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/10/2016-14h34

Diálogo entre gestores da Udesc e estudantes define rumos da ocupação da Reitoria

Impasse do movimento de alunos com servidores da universidade foi um dos principais entraves - Foto: Div.
Uma conversa entre o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, o vice-reitor, Leandro Zvirtes, e pró-reitores com os estudantes que ocupam a Reitoria desde a noite de terça-feira, 25, definiu que o movimento contrário à PEC 241 continuará no local, mas sem afetar as atividades de técnicos e professores, assim como já ocorre em outras instituições de ensino superior.

O encontro entre os gestores da Udesc e os acadêmicos participantes do protesto nacional contra a proposta de emenda parlamentar que limita gastos públicos no âmbito federal ocorreu na tarde desta quinta-feira, 27, e buscou o entendimento e o diálogo entre as partes.

A Udesc decidiu solicitar à Justiça a retirada da ação de reintegração de posse do Prédio da Reitoria, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, com a contrapartida de os alunos não impedirem as atividades administrativas.

A Rádio Educativa Udesc FM 100,1, que também foi ocupada pelos estudantes e retirada do ar pela universidade na manhã de quarta-feira, 26, após recomendação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), voltou a entrar em operação normalmente. Foi acertado na conversa que os acadêmicos terão espaço na programação para falar de assuntos do movimento, sob orientação de um profissional da emissora.

Até 10 de novembro, será agendada uma nova reunião com gestores da universidade e representantes desse movimento estudantil, além do Sindicato dos Técnicos da Udesc (Sintudesc) e da Associação dos Professores da Udesc (Aprudesc), para tratar da pauta de reivindicações dos alunos.

Pontos acordados

Na reunião desta quinta-feira, foram acordados seis pontos:

  • Manutenção da ocupação e retirada da ação de reintegração de posse do Prédio da Reitoria, com a condição de manter o trabalho dos servidores normalmente, sem que haja constrangimento para qualquer parte.
  • Não criminalização dos estudantes por conta da ocupação do espaço da Reitoria e, se houver problemas quanto à ocupação da rádio e o desligamento da emissora, negociação para que os acadêmicos não tenham problema com qualquer tipo de multa em virtude do ocorrido.
  • Posição da Reitoria em relação à PEC 241 e apoio a esse movimento estudantil, com a realização de uma nota pública.
  • Nota de esclarecimento com as conversas que foram levantadas na assembleia, declarando que o movimento não quis impedir o pagamento das bolsas estudantis e dos salários dos servidores.
  • A ocupação estará mantida no domingo, 30, dia de votação do segundo turno das eleições municipais, pois o Prédio da Reitoria não será utilizado como espaço de votação.
  • Reunião até 10 de novembro entre gestores, acadêmicos e entidades de classe para discutir as pautas estudantis.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h