Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/07/2016-18h03

Dissertação de mestrado da Udesc dá origem a mostra audiovisual no Museu da Imagem e do Som

Mostra apresenta audiovisuais que abordam a relação do homem com a natureza. Foto: Guto Presta

Está aberta para visitação, até o dia 24, a mostra audiovisual “7,7º Memorial de Alteração do Eixo da Terra”, fruto da dissertação de mestrado de Gustavo Antoniuk Presta, realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A relação do homem com a natureza e os desastres naturais de grandes proporções são abordados na exposição, que pode ser conferida de terça-feira a domingo, 10h às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Serão apresentados ao público três produções audiovisuais: o documentário “Mar de Omar”, o filme “Material?” e o ensaio fotográfico “Tapa no Olho”.

Em “Mar de Omar”, o autor aborda a relação entre o homem e a natureza a partir da história do pescador chileno Omar, que por 14 anos construiu sua casa com madeiras trazidas pelo mar e materiais recicláveis, até que em fevereiro de 2010 o sul do Chile foi sacudido por um dos terremotos mais fortes da história do país e um tsunami com ondas de até dez metros devastou a costa chilena.

Três anos depois da catástrofe, Guto Presta retornou ao Chile para ver como Omar estaria reconstruindo sua vida após a traumática experiência de perder tudo. A partir das memórias do desastre natural, Omar fala sobre sua vida e sua conexão com o mar e com a natureza.

“Material?” conta a história das populações que viviam nas ilhas em volta da foz do Rio Maule com o mar, quando o tsunami de 2010 devastou a área. Questiona o tamanho e a influência do ser humano dada a potência da natureza.

O ensaio fotográfico “Tapa no Olho”, apresentado em formato audiovisua, retrata o lixo encontrado em praias desertas e estimula a reflexão sobre os dejetos e carcaças depois que a sociedade os descarta.

A dissertação de Guto Presta, intitulada “7,7º Memorial de alteração do eixo da Terra – O Mar de Omar” será apresentada no dia 14 de julho, às 14h, no MIS. E além da mostra, Guto tem intenção de apresentar seu trabalho em escolas, praias e comunidades para difundir a mensagem sobre a relação do homem com a natureza.

Serviço:

O QUÊ: Mostra audiovisual “7,7º Memorial de Alteração do Eixo da Terra”.
QUANDO: Até 24 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
ONDE: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) - Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis/SC.
QUANTO: Entrada gratuita.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
* Com informações da Assessoria de Comunicação da FCC

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h