Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/12/2015-14h43

Docente da Udesc lança primeiro livro em português sobre aderência ao exercício na reabilitação cardíaca

O professor Mário César Nascimento, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), publicou o livro "Aderência ao exercício físico na saúde e na doença cardiovascular" no início deste mês. A obra é a primeira a ser lançada em português sobre a aderência na reabilitação cardíaca.

Publicado pela Novas Edições Acadêmicas, o livro questiona o porquê de os níveis de prática de exercício físico entre as pessoas ainda não ser suficientes mesmo com o investimento de tempo e dinheiro em campanhas.

A obra discute modelos de comportamento e características do estilo de vida que podem ajudar a explicar e dar suporte às intervenções para a adoção da atividade física.

O professor enfatiza que os fatores que levam alguém a adotar comportamentos que melhoram a saúde são complexos. "É fato que o exercício físico tem um papel importante na saúde e nas doenças cardiovasculares e a baixa taxa de aderência passa a ser um problema de saúde pública", explica o docente. 

Conteúdo

De acordo com Nascimento, algumas dificuldades de adesão ao exercício como, por exemplo, baixa motivação, estresse e condição fisiológica debilitada, podem ser superadas com o trabalho feito pelos programas de reabilitação.

A publicação busca facilitar os trabalhos de pesquisadores no aprofundamento e na reflexão sobre seus estudos e dar suporte ao profissional de saúde para orientar melhor seu aluno ou paciente no dia a dia da reabilitação cardiovascular.

Além de tratar das questões diretamente ligadas à aderência ao exercício, o livro faz críticas metodológicas e apresenta pressupostos para as pesquisas que abordam o tema.

Sobre o autor

Mário César Nascimento tem graduação em Educação Física e Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Udesc Cefid e atualmente cursa o Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo.

O docente tem experiência em programas estruturados para educação e promoção da saúde, atuando sobretudo com aderência, reabilitação cardíaca, aspectos fisiológicos e fatores de riscos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3364-8622
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h