Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/10/2016-16h43

Docentes e mestrandos da Udesc conhecem projeto de desenvolvimento local sustentável em Cuba

Pesquisadores passaram 10 dias em contato com integrantes da instituição cubana e com a comunidade local. Fotos: Divulgação
Um grupo de professores e acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) passou dez dias em Cuba, entre setembro e o início deste mês, em uma viagem de estudos para conhecer a metodologia criada pela Universidade Agrária de Havana (Unah) para impulsionar o desenvolvimento local sustentável no País.

A experiência teve participação dos docentes Clerilei Aparecida Bier e Carlos Roberto De Rolt, dos mestrandos Carlos Carubelli, Thiago Bratti e Gisiela Hasse Klein, e da pesquisadora Deise Moser, todos ligados ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

Na Udesc Esag, a professora Clerilei coordena o Sapientia – Grupo de estudos das transformações sociais e organizacionais; e o professor De Rolt é coordenador do Laboratório de Tecnologias de Gestão do Mestrado Profissional em Administração (Labges).

Rotina de trabalhos

Após chegar à Havana em 22 de setembro, o grupo iniciou a rotina de trabalhos junto com professores e alunos da Unah, localizada na província de Mayabeque, a 50 quilômetros da capital.

A equipe foi recebida por três grupos de estudos da instituição cubana: o Centro de Estudios de Desarrollo Agrario y Rural (Cedar), o Centro de Estudios de la Educación Superior Agropecuaria (Ceesa) e o Projeto Forgec, ligado à União Europeia.

Além de palestras na universidade, eles visitaram produtores rurais, o Centro Universitário Municipal de San Nicolás e a Unidad Docente Hector Molina Riaño, localizada na área rural de San Antonio de los Baños.

As visitas técnicas foram acompanhadas por professores e alunos da Unah que atuam junto às comunidades.

Resultados

Para os participantes, a viagem trouxe resultados imediatos para os dois grupos de pesquisa envolvidos – Labges e Sapientia, que trabalham com o tema de desenvolvimento – e para os mestrandos, que puderam realizar entrevistas com especialistas das suas respectivas áreas de pesquisa, além de encaminhar futuras parcerias entre a Udesc e a Unah.

Segundo a professora Clerilei, que coordenou a viagem de estudos, a metodologia cubana envolve a participação da universidade, da comunidade e do governo para identificar os problemas de cada região, propor e implementar as soluções. “Foi uma experiência riquíssima. Conferimos na prática como o modelo está sendo implementado e o papel da Unah na proposta de município inteligente, desenvolvida pela instituição”, afirma.

O professor De Rolt conheceu os projetos de tecnologia que dão suporte ao chamado município inteligente. “Há um grande potencial de pesquisas na área tecnológica em Cuba. Percebemos também que há muita gente qualificada capaz de conduzir esses projetos. É um campo enorme para desenvolvermos parcerias”, comentou.

Relação com a comunidade

A mestranda Gisiela relata que, atualmente, cada cidade cubana possui um Centro Universitário Municipal, que funciona como um campus universitário, oferecendo cursos de graduação, capacitação e extensão universitária.

Ela conta que os centros fazem a ponte entre comunidade e universidade: "Os projetos de pesquisa universitária surgem a partir dos problemas identificados pela comunidade, em parceria com os centros. As pesquisas iniciam a partir dessas demandas e devem oferecer soluções para a população".

Para a professora Clerilei, a relação da universidade com a comunidade também foi o que mais chamou a atenção do grupo. "Eles têm uma visão diferente da nossa sobre o papel da universidade. Os professores e alunos estão diretamente envolvidos com a comunidade. Não há ensino e nem pesquisa enclausurados nas salas da universidade. Todos estão com um pé na academia e outro na comunidade”, comenta.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h