Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/07/2018-19h45

Embaixador de Luxemburgo realiza agenda na Udesc para estreitar relações com SC

Carlo Krieger (centro) conversou com luxemburgueses que moram em SC - Foto: Lavínia Kaucz/Secom Udesc
Nesta quarta-feira, 18, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu o embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger, e o cônsul-geral, Jan Eichbaum, em uma visita que buscou reforçar os vínculos entre catarinenses e europeus. 

Krieger, Eichbaum e sua comitiva foram recepcionados pelo reitor da Udesc, Marcus Tomasi, pelo secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc, Amauri Bogo, e pelo professor Valério Turnes, que articulou a vinda dos diplomatas e atua no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Na reunião institucional, foram apresentadas possibilidades de intercâmbio técnico e científico entre a universidade de SC e instituições do país europeu.

O embaixador destacou que a Universidade de Luxemburgo pode contribuir muito para estreitar as relações do seu país com o Brasil, pois é uma das mais internacionalizadas do mundo, com cerca de 50% do corpo discente formado por estudantes estrangeiros. Além disso, 20% da população local é de origem portuguesa.

Conversa com descendentes de luxemburgueses

Após a reunião, a comitiva teve um encontro com cerca de 120 cidadãos de Luxemburgo que moram em SC, principalmente na Grande Florianópolis, em municípios como a própria Capital, São José, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas,Antônio Carlos, Angelina e São Pedro de Alcântara.

As primeiras famílias oriundas do país europeu chegaram ao Estado no século 19, e estima-se que atualmente haja cerca de três mil descendentes no território catarinense.

O encontro foi realizado no Auditório da Udesc Esag para propiciar mais informações sobre a embaixada, sobre o país e suas possibilidades e expectativas de futuro. Confira a gravação completa do evento.

Krieger falou brevemente sobre a história de Luxemburgo, ressaltando sua importância na União Europeia e a indústria do aço como base da economia, além de mencionar o perfil pacifista do país, que trabalhou na garantia de paz entre os vizinhos França e Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.

Após a explanação do embaixador, o público tirou suas dúvidas sobre diversos assuntos, como educação, mercado de trabalho, políticas de habitação e previdência social em Luxemburgo.

Em 2008, o grão-ducado flexibilizou a legislação para que descendentes de luxemburgueses ao redor do mundo pudessem adquirir a dupla cidadania. Contudo, a lei sobre a aquisição da cidadania não será renovada e, por isso, a documentação deve estar aprovada até dezembro deste ano.  

População do tamanho de Joinville

Com população semelhante a Joinville, de quase 600 mil habitantes, o Grão-Ducado do Luxemburgo integra a União Europeia e faz fronteiras com Alemanha, Bélgica e França. Suas línguas oficiais são o alemão e o francês.

O país é uma monarquia constitucional parlamentar, com chefe de governo, o primeiro-ministro, e chefe de Estado, o grão-duque. Ao lado de Bruxelas e Estrasburgo, a Cidade do Luxemburgo é uma das três sedes oficiais das instituições da UE e abriga, por exemplo, o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas.

Corpo diplomático no Brasil 

Carlo Krieger é o primeiro embaixador do país no Brasil, tendo sido nomeado em 1º de março de 2017. Com extensa atuação na área diplomática, já ocupou o mesmo cargo na Rússia e na China e foi chefe de missão da embaixada luxemburguesa nos Estados Unidos, Canadá e México.

Além da embaixada brasileira, localizada em Brasília, o corpo diplomático de Luxemburgo conta com um consulado geral, em São Paulo, e outros três honorários, em Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

O consulado dá suporte para os descendentes de luxemburgueses entrarem com pedidos de processo da cidadania, emissão de passaporte, emissão dos certificados de nacionalidade e/ou descendência, legalização de documentos, assim como outros serviços. Confira o site oficial.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h