Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/06/2016-16h00

Empresa de logística criada em mestrado da Udesc é vendida para gigante do comércio eletrônico

Guilherme Reitz (à esq.) e o sócio Leandro Baptista, fundadores do Axado. Foto: Divulgação
Uma startup criada por um aluno durante seu mestrado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi adquirida esta semana, em uma transação de R$ 26 milhões, pela Mercado Livre, maior ambiente de compra e venda online da América Latina.

O Axado – que atua na área de logística, com um sistema que precifica, rastreia e faz a gestão de fretes para varejistas – foi fundado em 2011 por Guilherme Reitz e outros três sócios: Leandro Baptista, Michel Kommers e Eduardo Franceschett.

Na época, Guilherme cursava o Mestrado Profissional no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). A criação da start-up foi tema de sua dissertação, defendida no segundo semestre de 2012.

Com o título “O desafio da estratégia em empresa nascente inovadora: o caso da Axado Tecnologia S/A”, o estudo foi orientado pelo professor Éverton Luís Pelizzaro de Lorenzi Cancellier.


Anunciada na última segunda-feira, 6, em uma entrevista coletiva em Florianópolis, a negociação com o Mercado Livre iniciou há cerca de seis meses.

Apesar da aquisição, a startup continuará funcionando de forma independente, com a atual cartela de clientes, escritório-sede em Florianópolis e os quatro sócios à frente da gestão.

A negociação está entre os maiores investimentos realizados pelo Mercado Livre nos últimos anos. A aquisição visa fortalecer as soluções de logística para os clientes, uma vez que o Axado já era responsável, há dois anos, pelo cálculo de frete de importantes lojistas de sua plataforma.

Ponto de partida

Segundo Guilherme Reitz, antes de criar o Axado, ele e Leandro Baptista foram sócios em uma empresa de máquinas e equipamentos, e a necessidade de buscar melhores soluções para o envio de mercadorias para clientes de todo o País foi o ponto de partida para a dupla iniciar o plano de negócios da startup.

"A grande dificuldade de calcular de forma precisa o valor final do frete de um produto para os lojistas nos fez pensar em um produto para solucionar essa questão", conta.

A plataforma de gestão desenvolvida pela empresa simplifica a logística e a torna mais eficiente em termos de prazo, valor e rastreamento da entrega.

Além da Mercado Livre, a empresa opera tem como clientes grandes marcas do varejo nacional, como Casas Bahia, Extra, Marisa, Vivara, Arezzo e Decathlon.


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h