Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/02/2017-18h40

Empresa inglesa conhece plataforma desenvolvida no Mestrado em Engenharia Florestal da Udesc Lages

 

Painel foi desenvolvido por estudantes do mestrado - Foto: Mirella Guedes/Ascom Udesc

Uma plataforma de madeira capaz de sustentar prédios, desenvolvida pelos estudantes do Mestrado em Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, despertou o interesse da empresa inglesa Fibre7.

No último sábado, 11, a universidade recebeu a visita do gerente de compras de madeira, Phil Lowndes. Os estudantes apresentaram a ele a plataforma de madeira laminada colada cruzada. Do inglês Cross Laminated Timber (CLT), o painel é um dos mais recentes e modernos sistemas de engenharia e arquitetura, permitindo que a construção em madeira alcance patamares parecidos com o do concreto.

Especializada em madeira para construção civil, a Fibre7 possui escritórios na Inglaterra e indústria na Nova Zelândia e deverá firmar uma parceria com a Udesc Lages. Uma nova visita está prevista para julho, quando o convênio deverá ser concretizado.

Para o professor Rodrigo Terezo, que propôs aos estudantes a criação do painel, na disciplina de Estruturas de Madeira, o interesse da empresa inglesa comprova o valor das pesquisas desenvolvidas na universidade. "Nossas pesquisas estão compatíveis com o que o mercado de produtos de madeira está utilizando".

Terezo explica que o CLT oferece a combinação de sustentabilidade, integridade estrutural, baixo custo e desempenho ambiental. "Os produtos trabalhados aqui na universidade são desenvolvidos internacionalmente e possuem grande uso na Europa e nos Estados Unidos. No exterior, a madeira é muito cara. Seria preferível comprar a madeira aqui, produzir o CLT e exportar para esses países".

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h