Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/11/2014-17h38

Encontro com escolas na Udesc Ibirama discute ações estratégicas de educação para município

Participantes analisaram dados sobre níveis locais de ensino - Foto: Poliana Reblin/Udesc Ibirama

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu professores e diretores de escolas municipais e estaduais da cidade e integrantes da Secretaria Municipal de Educação para mais uma etapa do projeto "Articulação entre os níveis de ensino", em encontro realizado na segunda-feira, 17.

Com informações sobre o diagnóstico de todos os níveis de ensino do município, os participantes discutiram ações estratégicas, agentes a serem envolvidos na execução e uma agenda de trabalho do projeto da Udesc Ibirama para 2015.

"Podemos melhorar o que já fazemos de bom", disse a professora Margarida Filagrana, que atualmente é assistente técnico-pedagógica da Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Ibirama.

O diretor de Extensão da Udesc Ibirama, Marino Luiz Eyerkaufer, destaca que a universidade fomenta uma discussão que permite a construção coletiva, pois "inclui todos os interessados na educação, como pais, professores, diretores, empresários e representantes de organizações".

O projeto da Udesc Ibirama busca analisar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças de todos os níveis de formação e, a partir do diagnóstico, discutir ações estratégicas, atribuindo responsáveis para sua implementação.

"Sabemos que a efetiva implementação das ações vai depender de agentes públicos. No entanto, a proposição de alternativas deve ocorrer independentemente de alguma impossibilidade nessa implementação", ressaltou Eyerkaufer. O próximo encontro do grupo está previsto para fevereiro.

Falta de articulação no Brasil

O projeto da Udesc Ibirama aponta a falta de articulação entre os níveis de ensino como uma das causas da má qualidade da educação no Brasil nos últimos tempos.

Em função disso, os níveis ficam jogando a culpa uns nos outros pela baixa qualidade do ensino, com o ensino superior dizendo que o aluno chega com deficiências causadas pela má educação básica e a educação básica afirmando que os professores de Pedagogia e de outras áreas não têm formação e preparo para ensinar.

Segundo o projeto, é consenso de todos os envolvidos com a educação a necessidade de estabelecer um processo de colaboração recíproca entre os níveis, rompendo com o individualismo, a fragmentação e a competição entre as instituições.

Leia mais:

23/10/2014 - Escola estadual adota modelo de projeto da Udesc Ibirama para reduzir deficiências de aprendizagem

15/10/2014 - Projeto da Udesc Ibirama quer reduzir deficiências de aprendizagem de ingressantes do ensino superior

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h