Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/08/2017-15h55

Encontro discutirá inovação tecnológica com pesquisadores da Udesc na próxima terça

Evento ocorrerá em Florianópolis - Foto: Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará um encontro para discutir o papel do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição na próxima terça-feira, 15, das 9h às 18h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.

O evento é direcionado a diretores de Pesquisa e Pós-Graduação, professores pesquisadores, técnicos universitários que desenvolvam atividades de suporte à pesquisa e representantes do núcleo nos centros de ensino da Udesc. Os interessados devem realizar suas inscrições no formulário online

A programação contará com palestras e mesas-redondas sobre temas fundamentais relacionados aos núcleos de inovação tecnológica e inclui a apresentação do trabalho realizado na universidade.

Além de reunir os integrantes do Núcleo de Inovação Tecnológica da Udesc, o encontro pretende incentivar a pesquisa científica e tecnológica e divulgar como funciona a relação com as fundações que apoiam projetos de extensão, pesquisa e desenvolvimento por meio de convênios e contratos.

Divulgação de conceitos

A iniciativa é da Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi). Depois de ajudar a organizar o 3º Seminário Catarinense de NITs, realizado no Órion Parque, em Lages, em junho, a Cipi resolveu fazer o encontro para discutir a Política de Inovação da Udesc.

"Alguns centros já possuem uma cultura bem avançada neste campo, mas uma parte expressiva ainda carece dos seus conceitos mais fundamentais relacionados aos NITs", explica o coordenador de Projetos e Inovação da Udesc, Marco Antônio Seifriz.

Edital do Inventor

O encontro também divulgará o Edital do Inventor, que selecionará invenções de alunos, professores e técnicos para fazer pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Com inscrições abertas até 31 de agosto, o edital busca proteger o conhecimento científico e tecnológico gerado na Udesc, disseminar a cultura de patentes e viabilizar novas parcerias com os setores público e privado para contribuir com o desenvolvimento tecnológico de SC. 

Sobre os NITs

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o núcleo de inovação tecnológica (NIT) tem, como função, apoiar os pesquisadores na proteção dos resultados das suas pesquisas, no cumprimento das políticas de inovação tecnológica da instituição e na interação com os setores público e privado.

O NIT está previsto na Lei Federal nº 10.973/2004 (Lei de Inovação Tecnológica), que incentiva a criação de ambientes especializados e cooperativos e a participação de instituições científicas e tecnológicas (ICT) no processo de inovação. A lei também estimula a inovação nas empresas, o inventor independente e a criação de fundos de investimentos para a inovação.

Mais informações podem ser obtidas com a Cipi pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h