Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/10/2016-14h19

Encontro Mulheres em Cena traz debate sobre feminismo e arte para a Udesc


Os departamentos de Artes Cênicas e Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizam entre os dias 24 e 26 de outubro o encontro Mulheres em Cena: praticando reflexões e discutindo práticas feministas nas artes, que contará com palestras, mesas redondas, exposições e performances, promovendo discussões sobre gênero e a luta das mulheres ao longo da história. O evento ocorre na Udesc Ceart, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, com entrada gratuita e aberta ao público.

Na segunda-feira, 24, a professora Graciela Chamorro abre o evento com a palestra O Corpo: lugar de murmúrio, enfeite, saberes, dores, histórias..., uma apresentação da persistência da palavra cantada indígena ao longo da história, do destaque da presença da mulher na cultura indígena.

Graciela, que é musicista, teóloga e professora de História Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ministrará também a Oficina de cantos e danças kaiowá: os sendeiros de Ñandesy e a chuva mansa de Jasuka – Presenças femininas na cosmologia Guarani e Kaiowá, nos dias 25 e 26, com a mestranda e artista Arami Marschner, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No primeiro dia do evento ocorre ainda a abertura de duas exposições. Chave 17 – acessos e (in)diferenças, do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ativista LGBT Rodrigo Moretti, problematiza, através de fotografias, a norma binária e faz da multiplicidade de gênero seu foco. Dialogando com a temática de gênero do trabalho de Moretti, acontecerá a performance de Jura Mendes e a perfopalestra Bruxas, santas, loucas, velhas, meninas, “belas, recatadas e do lar”, representações do feminino nos discursos midiáticos, de Jussyane Emídio, com iluminação de Priscila Costa.

A exposição Vaginas Nômades, de Rosana Bortolin, professora da Udesc Ceart, reflete a sua pesquisa de vários anos sobre “as imagens da mulher a partir do corpo feminino e dos espaços velados, sagrados, explorados, mutilados e proibidos desse corpo”.

No dia 25, será realizada a roda de conversa Permeando gêneros: feminismos nas salas de aula do Ceart, com as professoras Brígida de Miranda e Daiane Dordete, do Departamento de Artes Cênicas; Rosana Bortolin e Silvana Macedo, professoras do Departamento de Artes Visuais; a estudante de Artes Cênicas e Thuanny Paes, esta também integrante do Coletivo Nega. A roda de conversa é aberta a todas e todos interessados.

No último dia do Mulheres em Cena, quarta-feira, 26, haverá a contação de histórias Antiprincesas, com as atrizes Emeli Barosso e Isadora Lunge que, inspiradas na literatura infantil, colocam em cheque as representações de heróis e heroínas e questionam as expectativas de gênero na litareatura e no teatro para crianças.

A professora do Departamento de Artes Cênicas Brígida de Miranda, uma das coordenadoras do evento, afirma que o evento pretende trazer a discussões de gênero e a história de movimentos feministas para a universidade. “Nós acreditamos que a arte constitui-se no terreno mais fértil para criação de representações binárias e normativas e também para a subversão dessas mesmas normas. Como produzir arte que subverta o binarismo, que dê mais visibilidade a história e produção de pessoas que foram tacitamente relegadas a margem?”, questiona.

O Encontro Mulheres em Cena é uma realização dos programas de extensão Imagens Cênicas/Evento Mulheres em Cena e Nupeart Promove, da Direção de Ensino de Graduação da Udesc Ceart, dos departamentos de Artes Cênicas e Artes Visuais, dos programas de pós-graduação em Teatro e em Artes Visuais e dos grupos de pesquisa Poéticas Teatrais e Articulações Poéticas. O evento é coordenado pelas professoras Maria Brigida de Miranda, Daiane Dordete Jacobs, Rosana Bortolin e pelo doutorando Jurandir Eduardo.

Mais informações na programação completa e na página do evento no Facebook.

O QUÊ: Encontro Mulheres em Cena.
QUANDO: de 24 a 26 de outubro.
ONDE: Departamentos de Artes Cênicas e Artes Visuais da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h