Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/07/2016-19h37

Encontro regional do campo de públicas reúne mais de cem participantes na Udesc Balneário Camboriú

Reitor de 2012 a 2016, professor Heronaldo de Sousa foi homenageado por centro acadêmico - Foto: Divulgação
O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, foi a sede do 2º Encontro Regional dos Estudantes do Campo de Públicas da Região Sul (Erecap Sul), que reuniu mais de cem participantes na semana passada, entre graduandos, egressos, professores e pesquisadores da área.

Além de integrantes da unidade, vieram delegações de outro centro da Udesc, o de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), e das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Paraná (UFPR).

Com o tema "Atores e papéis na governança pública", o encontro foi organizado pelo Centro Acadêmico de Administração Pública (Caap) e promoveu debates de assuntos como governança democrática e possibilidades e limites da administração pública.

"Em 2015, aceitamos o desafio de organizar a segunda edição do Erecap para que o evento tivesse continuidade. Demos sequencia ao legado dos colegas gaúchos e consolidamos o evento na agenda da nossa área de formação no Sul do País", diz a coordenadora-geral do evento, Amanda Thozeski.

O local da edição de 2017 será divulgado no início de agosto. Foram apresentadas propostas de organização pelos alunos de Administração Pública da Udesc Esag e de Gestão Pública da UFPR.

Autoridades e homenagem

A abertura do 2º Erecap Sul teve a presença do reitor da Udesc na gestão 2012-2016, Antonio Heronaldo de Sousa, que foi convidado de honra e homenageado pelo Caap com a entrega de uma placa de agradecimento ao apoio que deu à entidade e ao centro de ensino no seu mandato.

Também estiveram presentes o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Leonardo Secchi, na condição de reitor em exercício; da diretora-geral da Udesc Balneário Camboriú, Maria Ester Menegasso; e do presidente da Federação Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas (Feneap), André Vechi, acadêmico da unidade.

Fundação de associação

O evento também teve a assembleia de fundação da Associação Catarinense de Egressos do Campo de Públicas (ProPública SC), que foi presidida pelo administrador Thomas Haag e registrou a participação de 30 egressos de Administração Pública da Udesc.

A associação, que será comandada pelo administrador Felipe Batisti até 2018, deverá representar os egressos dos cursos do campo de públicas residentes em SC, visando o aprimoramento da carreira profissional e acadêmica dos seus membros, e buscar a aproximação com outras entidades.

Termo recente

Estando em uso há pouco mais de uma década no Brasil, o termo "campo de públicas” abrange os cursos de graduação em Administração Pública, Gestão Pública, Política Pública, Gestão de Políticas Públicas e Gestão Social.

O objetivo principal dos cursos dessa área é formar profissionais capazes de gerar e difundir metodologias para desenvolver inovações sociais e fortalecer a esfera pública.

Leia mais:

19/07/2016 - Udesc Balneário Camboriú sedia evento regional do campo de públicas a partir desta quarta

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h