Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/06/2017-11h10

Equipe Baja da Udesc Joinville trabalha no desenvolvimento de novo carro

A equipe é formada por 36 acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica e dividida em subsistemas, cada um responsável pela produção de uma parte do carro - Fotos: Divulgação
A equipe Udesc Velociraptor está em fase de finalização do projeto de um novo veículo off road modelo Baja. A montagem do carro, batizado de Velocifenix, está prevista para iniciar em julho. Orientados pelo professor Nicodemus Neto da Costa Lima, os estudantes vão trabalhar inclusive nas férias.

Neste ano, a equipe traçou metas para reduzir a massa do veículo em comparação ao projeto anterior, e melhorar a eficiência e aceleração do carro. Com o novo protótipo, o principal objetivo da equipe é vencer a Etapa Sul da competição Baja SAE Brasil, que será realizada em novembro.

O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com o desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Udesc Velociraptor Baja

A equipe Udesc Velociraptor Baja faz parte de um projeto de ensino e extensão do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, composto por 36 acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. A equipe é dividida em subsistemas, cada um responsável pela produção de uma parte do carro, como os freios, a transmissão e suspensão dianteira, entre outras.

Durante a realização do projeto, os acadêmicos se deparam com situações reais de engenharia e situações empresariais, como gestão de pessoas, orçamento e gestão de projeto.  A equipe ainda mantém contato com empresas da região, com o objetivo de conseguir patrocínios e serviços.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site e na página da equipe no Facebook  e também pelo e-mail
bajaudesc@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h