Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/07/2015-17h02

Equipe de alunos da Udesc participa de competição nacional de empreendedorismo social em São Paulo

Integrantes do Time Enactus Esag Udesc. Fotos: Divulgação
Uma equipe de acadêmicos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou na última semana do Campeonato Nacional Enactus Brasil, em São Paulo.

Realizada anualmente, a competição reúne estudantes, líderes acadêmicos e empresas de todo o País para uma mostra de ações de empreendedorismo social realizadas por equipes ligadas à organização internacional Enactus.

A edição deste ano teve participação de 35 times e cerca de 900 pessoas, entre elas 120 executivos, de 21 empresas parceiras da organização, que atuaram nas comissões julgadoras do evento.

A quinta-feira, 16, contou com a apresentação dos projetos pelos competidores e, na sexta-feira, 17, ocorreu a mostra dos finalistas e a entrega da premiação.

Estreante na competição, o Time Enactus Esag Udesc competiu na Liga Rookie, que reúne iniciativas com até um ano de atividade e na qual as apresentações tem dez minutos de duração (na Liga Principal, são 17 minutos).

Representaram a equipe os estudantes Adriano Weber, André Fellin, Andrey Ther, Betina Silveira, Heloísa Marcinero, Pedro Garcia e Ricardo Santis. Todos viajaram com recursos próprios.

Projeto Guerreiros

Eles apresentaram no evento o Projeto Guerreiros, primeira iniciativa da equipe, promovida desde maio junto ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Grande Florianópolis, situado no Bairro Barreiros.

Com ações como oficinas e consultorias, o projeto visa apoiar a ressocialização e o empoderamento de menores infratores acolhidos na instituição.

Criado no início do ano, o Time Enactus Esag Udesc conta atualmente com 28 integrantes dos três cursos do centro de ensino: Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas. Primeira equipe catarinense a fazer parte da organização, tem como docente líder o professor Nério Amboni.


Na competição da última semana, o diretor-geral da Udesc Esag, professor Arnaldo José de Lima, prestigiou a participação dos acadêmicos e o encontro de professores, realizado na sexta.

A equipe vencedora na Liga Principal – e que participará da Enactus World Cup, com campeões de outros 35 países, em outubro, na África do Sul – foi a ligada ao Insper, de São Paulo, com o projeto Renovatio, que propõe a produção de óculos de baixo custo para comunidades carentes por ex-presidiários e moradores de rua. Já a Liga Rookie foi vencida por uma equipe da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Enactus no Brasil

Organização internacional presente em mais de 1,6 mil universidades pelo mundo, a Enactus conta atualmente com 73 times e 103 projetos em desenvolvimento no Brasil.

Suas atividades mobilizam no País a participação de cerca de 1,5 mil alunos, efetuando mais de 150 mil horas de trabalho voluntário e impactando anualmente em 9,5 mil vidas.

Saiba mais sobre as ações do time Enactus Esag Udesc em sua página no Facebook.


Leia mais:

15/07/2015 - Alunos da Udesc participam esta semana de competição nacional de empreendedorismo social

18/03/2015 - Alunos e docentes da Udesc criam equipe para participar de atividades da organização Enactus

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h