Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/07/2017-10h35

Estudante da Udesc Joinville projeta microusina fotovoltaica

Sistema foi vistoriado e aprovado pela Celesc - Fotos: Assessoria de comunicação Udesc Joinville
Está em funcionamento no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, desde 13 de junho, uma microusina fotovoltaica. A instalação do sistema faz parte do projeto do mestrando em Engenharia Elétrica, Leonardo Catafesta, que tem como objetivo realizar o projeto e estudo de um gerador fotovoltaico para operação como microgeração distribuída.

A geração distribuída é caracterizada pela instalação de geradores de pequeno porte, normalmente a partir de fontes renováveis, e é regulamentada no Brasil pela Resolução Normativa nº 482.  

Um gerador fotovoltaico utilizado para geração distribuída consiste basicamente de módulos fotovoltaicos, inversor fotovoltaico, proteções e cabeamento. As células fotovoltaicas, presentes nos módulos fotovoltaicos e constituídas normalmente de silício, absorvem a energia presente na radiação solar e geram uma corrente elétrica contínua.

O sistema instalado na Udesc Joinville consiste em 20 módulos fotovoltaicos de 130W com 36 células de silício policristalino cada, conectados a um inversor fotovoltaico de 3kW. Espera-se uma produção de 3000 kWh de energia por ano, em média 250 kWh mensais, energia suficiente para alimentar cem lâmpadas fluorescentes compactas, dois chuveiros, cinco geladeiras ou 28 televisões de 42 polegadas. Há variação na geração de acordo com a época do ano e ao clima devido a alterações na quantidade de radiação solar que o sistema recebe, e também devido ao clima.

Um gerador fotovoltaico instalado produz uma economia no valor da fatura de energia elétrica, pois a energia gerada deixa de ser consumida da concessionária. Uma residência com consumo médio de 300 kWh mensais atendida pela Celesc, paga aproximadamente uma fatura de R$ 169,00. Caso esse sistema de 2,6 kW estivesse instalado como forma de microgeração de energia nesta residência, a fatura média seria de apenas R$ 54,00, pagando apenas a energia referente aos 50 kWh restantes e aos impostos referentes aos 300 kWh.

Um sistema fotovoltaico tem um retorno financeiro que depende de diversos fatores, preço da energia elétrica, rendimento, localização, custo dos equipamentos e instalação, etc. e por isso é difícil estimar exatamente em quanto tempo o investimento gasto será compensado. Atualmente, um sistema semelhante a esse leva de 5 a 8 anos para retornar o investimento.

Com a instalação em funcionamento na universidade, poderão ser realizados estudos mais aprofundados sobre melhorias neste tipo de sistema.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h