Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/05/2018-14h39

Estudante de Música da Udesc recebe bolsa de mestrado integral na Universidade de Dakota do Sul

Foto: Linda Inês Pereira Lima
Quando o estudante do Departamento de Música (DMU) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Pedro Tadeu Medeiros participou da masterclass com a professora Alessandra Ferris, da Universidade de Dakota do Sul (USD - EUA), em 2015, não imaginava que três anos depois conseguiria uma bolsa de mestrado para a mesma universidade. O contato com o programa de extensão Pianíssimo do DMU, e com a professora Alessandra, possibilitou ao aluno conseguir a bolsa de mestrado. Programas de extensão, como o Pianíssimo, frequentemente convidam um professor externo ao curso para lecionar uma masterclass.

Pedro Tadeu Medeiros começou a tocar piano na adolescência, a partir de aulas particulares. No início tinha apenas um teclado, mas hoje o formando em Música tem seu próprio piano em casa. O que começou como um hobby na adolescência tornou-se a profissão tão sonhada e, já na graduação, foi vencedor em uma das categorias na modalidade piano no 34° Concurso Latino-americano Rosa Mística, em Curitiba no ano de 2015.

Logo após começar as aulas particulares de teclado, o aluno era chamado para tocar na igreja local de Santo Amaro da Imperatriz e ele sempre atendia o pedido, pois sentia que dessa forma compartilhava o que aprendia, durante as aulas, com a comunidade. Quando chegou a época de inscrever-se para o vestibular não foi fácil decidir, mas Pedro sabia que a sua verdadeira vontade era tornar-se um pianista.

Na universidade, o aluno atuou como bolsista no programa de extensão Pianíssimo em toda sua graduação e manteve contato com o professor e coordenador Luís Claúdio Barros, que é seu orientador no curso de bacharelado em piano. Dentro do Pianíssimo ele conheceu o Núcleo de Excelência em Piano (NEP), onde pode transformar o que aprendeu na universidade em ensino para crianças da comunidade. “As aulas que tive com o professor Luís Cláudio e a minha atuação no NEP foram os momentos mais ricos para mim na graduação, com certeza o professor e o Pianíssimo fizeram toda a diferença na minha formação”, afirma Pedro.

A professora Alessandra Ferris, da Universidade de Dakota do Sul, e o professor Luís Cláudio impulsionaram Pedro a inscrever-se para o programa de mestrado. Segundo o professor, ao participar da masterclass com a professora Alessandra Ferris, o estudante conseguiu se destacar. A partir de outras atividades, Ferris o incentivou a procurar uma bolsa de mestrado na universidade que leciona. Pedro conta que, junto de Luís Cláudio, desenvolveu o repertório para se inscrever na bolsa e também passaram finais de semana treinando no espaço físico da Udesc. 

Até junho de 2018 Pedro ainda é um estudante de graduação, mas a partir de agosto ele começa o mestrado de dois anos nos Estados Unidos. A Universidade de Dakota do Sul fica próxima à divisa do estado de Dakota do Sul com o Nebraska nos Estados Unidos. Atende um total de 10 mil estudantes presencialmente e oferece 205 cursos de mestrado em diferentes áreas. Uma delas é a de performance em piano, na qual Pedro Tadeu foi selecionado. A bolsa Tuition and Fees cobre os gastos com mensalidades e a matrícula, mas o estudante terá que dar aulas para a graduação de música da universidade estadunidense, assim como ele faz aqui na Udesc. A monitoria de quase quatro anos no NEP serviu de base para o futuro, pois ele deseja se especializar ainda mais para se tornar um professor.

Depois das experiências que teve no Centro de Artes (Ceart), e agora com a futura bolsa de mestrado, Pedro pretende seguir a carreira como professor. Após terminar a bolsa na Universidade de Dakota do Sul, o formando pensa em desenvolver a fundo seu tema ("Método de Visualização de K Leimer e W Gieseking: Uma Análise Reflexiva") de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em uma tese de doutorado. Ele afirma que após participar do Pianíssimo se viu ainda mais ligado à profissão e agora quer ensinar para o mundo o que aprendeu na universidade.

No dia 28 de junho, Pedro Tadeu finaliza sua graduação em seu recital de formatura que se realizará no Auditório do DMU às 20h, com entrada gratuita e aberta ao público.

Esta reportagem foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo do setor, Linda Inês Pereira Lima, sob supervisão e edição da jornalista Laís Moser

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pedro Tadeu Medeiros - foto: Linda Inês Pereira Lima
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h