Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/03/2018-18h24

Estudantes da pós-graduação de Teatro da Udesc criam peça feminista para crianças e adolescentes

Luanne Pedroso e Jussyane Emidio em cena. Foto de Mariana Rotili
Com a proposta de levar para crianças e adolescentes uma visão do feminismo no teatro, as estudantes do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Jussyanne Emidio e Luane Pedroso, criaram no grupo teatral Mulheres em Cena o projeto Guerreiras Donzelas. Desde 2017 o projeto foi apresentado em eventos que aconteceram em Florianópolis, e terá mais uma apresentação na Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição, neste sábado, 24 de março.

A peça é a representação de duas mulheres que mudaram a história do mundo, a francesa Joana D’arc e a chinesa Hua Mulan. Nessa montagem de aventura com lutas coreografadas, música e dança as personagens se encontram para contar os seus feitos, desejos e lutas. Dirigida pela professora do Departamento de Artes Cênicas, Maria Brígida de Miranda, o projeto Guerreiras Donzelas teve seu início na disciplina Introdução ao Teatro Feminista no PPGT da Udesc.

Segundo a professora as alunas desenvolveram o projeto de forma prática e experimental a partir de leituras sobre a história do teatro feminista. "Eu gostei muito da concepção do espetáculo assim como da dramaturgia e do trabalho delas como atrizes. Gostei tanto que não queria ver aquele trabalho morrer ao fim do semestre e me propus a dirigir", afirma Maria Brígida. Logo após a proposta aceita, a diretora convidou a professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) Debora Zamariolli, para coreografar as cenas de lutas. Também convidaram o músico Massashi Murahara para colaborar com a trilha sonora do espetáculo.

A partir da disciplina ministrada pela professora Maria Brígida, Jussyane e Luane criaram a peça juntas. “O espetáculo foi ganhando corpo a partir de improvisos das cenas, que geraram a dramaturgia finalizada por nós duas”, comenta Jussyane.  A estudante de doutorado também conta que a ideia surgiu para discutir o arquétipo da donzela e da guerreira no teatro. Um aspecto importante para a doutoranda foi trabalhar o tema denso do feminismo voltado para crianças e adolescentes.

Produzir uma peça com um tema que carrega as particularidades do feminismo foi uma ação diferente para as duas estudantes, Jussyane afirma que a mudança da forma fez com que elas observassem como é relevante tratar dessas questões com crianças. “Com o Guerreiras Donzelas, nós encontramos um jeito mais leve de tratar das questões feministas, porém não negamos o aspecto da violência, mas procuramos trazê-la de forma sutil”.

Ficha Técnica:


Direção: Brígida Miranda
Dramaturgia e concepção: Jussyanne Emidio e Luane Pedroso
Direção Musical: Massashi Murahara
Elenco: Jussyanne Emidio, Luane Pedroso, Massashi Murahara
Coreografia: Débora Zamarioli
Design de Luz: Brigida Miranda e Ivo Godois

Serviço:


O QUÊ: Peça de Teatro: Guerreiras Donzelas
QUANDO:24 de março das16h às 17h30
ONDE: Biblioteca Barca dos Livros - Av. Afonso Delambert Neto, 885 – Lagoa da Conceição, Florianópolis – SC
QUANTO: 10,00 para adultos ou 5,00 (para crianças de até 14 anos)

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Jussyane Emidio.foto de Mariana Rotili
  • Luane Pedroso foto por Mariana Rotili
  • Luanne Pedroso e Jussyane Emidio .foto de Mariana Rotili
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h