Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/03/2016-17h29

Estudo da Udesc analisa relação entre atividade física e sintomas depressivos em adolescentes

Trabalho foi defendido na sexta passada - Foto: Divulg.
Um estudo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) analisou a relação entre escolhas de atividades físicas com sintomas depressivos e transtornos de humor em adolescentes. 

A pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano foi desenvolvida pelo Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), e apresentada na sexta-feira passada, 11, no auditório da unidade. 

Sob orientação do professor Alexandro Andrade, o doutorando Thiago Sousa Matias concluiu que, segundo alguns fatores, as atividades físicas podem afetar tanto positiva quanto negativamente o bem-estar psicológico dos adolescentes.

De acordo com o estudo de Matias, a adolescência é um período da vida complexo e o comportamento psicológico pode fazer com que os adolescentes escolham diferentes atividades físicas sob as mais variadas motivações, que podem ser externas ou internas. 

O doutorando observou que os jovens que escolhem exercícios com base em motivações externas, como as preocupações com o corpo, têm mais chance de apresentar sintomas depressivos.

Por outro lado, quando o esporte é escolhido também como fonte de lazer de acordo com motivações internas (como prazer e satisfação), a chance para depressão é 40% menor.  

Quase quatro mil alunos

O estudo, que coletou dados de quase quatro mil alunos de 26 escolas de oito municípios da Grande Florianópolis, enquadra-se na categoria de "descritivo transversal", que é utilizada em saúde pública para avaliar e planejar programas de controle de doenças.

A partir dessa coleta e da aplicação de testes que avaliaram fatores como comportamento no exercício físico e necessidades psicológicas básicas, o doutorando desenvolveu estudos para analisar a ligação entre estágios de mudanças do comportamento e sintomas depressivos. 

O projeto encontra-se em desenvolvimento e prevê ainda a coleta de dados de mais dez mil estudantes nos próximos dois anos.

Prazer na atividade física

Dentre as principais conclusões, o estudo apontou os papéis significativos da necessidade de ter prazer e satisfação nas escolhas ligadas à atividade física no lazer e nas aulas de Educação Física.

Quando os estudantes percebem que suas necessidades psicológicas são frustradas nas aulas, correm mais risco de ter um humor negativo, que pode levar à escolha de uma atividade física por motivações externas.

E essa escolha pode ser prejudicial, já que os benefícios do exercício não estão apenas relacionados à frequência ou à intensidade, mas também a diferentes motivações.

Mais informações podem ser obtidas com o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid pelo e-mail ppgcmh.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8693.

Leia mais:

04/03/2016 - Pesquisa de mestrado da Udesc mostra efeitos da má qualidade do sono na saúde de adolescentes

28/07/2015 - Fatores que levam adolescentes ao consumo de drogas são tema de pesquisa de mestrado na Udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3364-8622
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h