Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/05/2017-14h00

Estudo da Udesc aponta recuperação das vendas no comércio varejista em Santa Catarina

Relatório foi elaborado pelo Observatório de Conjuntura Econômica da Udesc Esag. Foto: GettyImages
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aponta sinais de recuperação das vendas do comércio varejista no Estado. O relatório foi elaborado pela equipe do projeto de extensão Observatório de Conjuntura Econômica, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de março deste ano, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos dados apurados foi a variação acumulada dos últimos doze meses de vendas do setor, que registrou o melhor índice desde abril de 2015. O resultado segue negativo (-2,7%), mas é também bem superior ao desempenho do varejo no restante do País no mesmo período (a variação nacional foi -9,4%).

Segundo o relatório, os principais setores responsáveis pela melhora do comércio catarinense são dois: "Outros artigos de uso pessoal e doméstico", com variação positiva de 2,5% e "Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo", com aumento de 2,2%.

O estudo também destaca que, na comparação com o mês anterior e levando em consideração as influências sazonais, as vendas no setor aumentaram pelo terceiro mês consecutivo em Santa Catarina. De fevereiro para março, o incremento nas atividades do comércio catarinense foi de 1,7%.

Segundo as coordenadoras da pesquisa, as professoras Marianne Zwilling Stampe e Thais Waideman Niquito, "os dados devem ser comemorados, mas é importante termos em mente que a recuperação plena ainda está distante. Existem dificuldades para a maioria dos setores e somente uma mudança estrutural na economia pode reverter a situação". O estudo teve apoio do acadêmico de Ciências Econômicas Juarez José Schwed.

Acesse o documento completo.

Saiba mais sobre o Observatório Econômico da Udesc Esag pelo site e pela página no Facebook.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Relatório foi elaborado pelo Observatório de Conjuntura Econômica da Udesc Esag
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h