Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/11/2017-11h33

Estudo da Udesc Ibirama sobre atuação de Corpo de Bombeiros é apresentado em congresso no Rio

Um trabalho sobre planejamento estratégico e orçamento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, elaborado por acadêmicos de Ciências Contábeis do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi apresentado no 2º Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres, no Rio de Janeiro, em outubro.

O trabalho dos estudantes Douglas Ewald, Ana Carolina Sedlacek, Douglas Voss, Franciele dos Santos e Leonardo Rode Baldassari foi elaborado na disciplina de Planejamento Estratégico e Orçamento Empresarial, ministrada pelo professor Marino Luiz Eyerkaufer.

A matéria busca compreender os fundamentos do planejamento ao controle gerencial, desmistificando sua utilização em todos os tipos e tamanhos de organizações.

O estudo

Segundo o professor Eyerkaufer, o estudo foi elaborado a partir dos conceitos discutidos em sala de aula e permitiu traçar cenários estratégicos para o futuro do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama.

Além disso, definiu missão, visão e princípios norteadores e fez uma análise ambiental com a inclusão de pontos fortes e fracos, oporunidades e ameaças.

Com base nessa análise, os estudantes desenvolveram o mapa estratégico para a corporação, o painel de controle com objetivos, indicadores, metas e iniciativas para os próximos cinco anos.

O trabalho apresentou ainda os impactos financeiros a partir da estratégia definida por meio do orçamento, importante ferramenta de controle.

De acordo com o docente da Udesc Ibirama, o comando do Corpo de Bombeiros Voluntários participou também na elaboração do estudo por meio de visitas dos estudantes e reuniões na própria corporação.

Experiência

O trabalho denominado "Estratégia de gestão para otimização da resposta a emergências e desastres: um estudo de corporação de bombeiros voluntários de SC", foi apresentado no congresso pela aluna Ana Carolina Sedlacek, bolsista de pesquisa da Udesc Ibirama.

"Foi ótimo ver um trabalho nosso ser reconhecido dentro e fora da universidade", destaca a acadêmica, que se sentiu "muito orgulhosa em representar a Udesc".

Indissociabilidade

Para o professor Eyerkaufer, o ensino, a pesquisa e a extensão formam um tripé de apoio no processo de ensino-aprendizagem nas universidades. "A articulação entre essas áreas na universidade proporciona um conhecimento maior aos acadêmicos."

Segundo ele, não há problema em assegurar no mínimo 10% do total de créditos exigidos para a graduação no ensino superior na atuação dos alunos em ações extensionistas, previsto pela Lei Federal nº 13.005/2014.

"A universidade se torna mais efetiva em suas ações quando se preocupa com a indissociabilidade, pois quem ganha são os acadêmicos e a sociedade", declara. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h