Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/04/2016-17h37

Estudo da Udesc Lages resulta em novo mapa das estradas rurais do município

Workshop apresentou os resutados do trabalho, inicado em 2014 - Foto: Mirella Guedes

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, e a Secretaria de Agricultura e Pesca lançaram nesta quinta-feira, 31, o novo mapa da malha viária rural do município. A apresentação aconteceu durante um workshop, realizado na universidade.

O estudo a campo, feito por professores e estudantes do curso de Engenharia Florestal da Udesc Lages, identificou mais 1,5 mil quilômetros de estradas rurais ao longo dos territórios de Lages e de 34 localidades.

O mapeamento iniciou em 2014, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais, evitando dificuldades de localização para facilitar trabalhos de recuperação e manutenção permanente. Durante o processo, foi sancionada a Lei nº 4.135 de 2015, que responsabiliza o município em manter o mapa atualizado.

O professor Marcos Schimalski diz que o mapeamento contou com auxílio de satélites, para alimentar o banco de dados com informações sobre largura e comprimento de estradas e pontes, tipos de solo, qualificação de pontes e bueiros e catalogação das edificações comunitárias. "O conjunto de medidas para atender as comunidades locais e as estradas é inovador", afirma Schimalski.

Para o secretário de Agricultura e Pesca, Moisés Savian, o apoio da Udesc Lages foi fundamental na execução do trabalho. "Ao mesmo tempo que a universidade colaborando com a prefeitura no cadastramento das estradas, mantém os acadêmicos e docentes em contato integral com a comunidade".

O mapeamento, que resultou no Cadastro de Estradas Municipais, tem acesso aberto e gratuito à população, pela internet.

Leia mais:

26/09/2014 - Sistema para melhorar estradas rurais de Lages é lançado na Udesc


Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h