Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/03/2016-18h01

Evento na Udesc recebe nova turma da Residência Multiprofissional em Saúde em Florianópolis

Evento teve conversas e exibição do modelo de saúde de Florianópolis - Fotos: Petra Mafalda/Ascom PMF
Entre 1º e 3 de março, o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sediou a Semana de Acolhimento aos Residentes do programa Residência Multiprofissional em Saúde da Família, iniciativa da Prefeitura de Florianópolis e da instituição de ensino que insere recém-formados da área no sistema público de saúde.

Realizada no Auditório da Udesc Cefid, a programação teve rodas de conversa e mesas e apresentação do programa e do modelo de rede de atenção em saúde, além de permitir aos participantes uma visita aos centros de saúde envolvidos.

Na quinta-feira, 3, o coordenador do programa, João Paulo Mello da Silveira, falou sobre organizar a saúde a partir da atenção básica, área que visa resolver os problemas mais frequentes e de maior relevância para a população, além de abordar os setores privado e público de saúde.

"É importante que o sistema público de saúde atenda toda a sociedade e que a gente supere essa ideia de que o SUS é só para quem está à margem do sistema de consumo da saúde no mercado."

Na sequência, o secretário-adjunto de Saúde da Secretária Municipal de Saúde, Núlvio Lermen Júnior, falou sobre a origem da residência em Florianópolis.

Ele contou que a maioria dos médicos que trabalhavam na cidade vinha de outros estados, como Rio Grande do Sul e Paraná, e a secretaria não conseguia manter os médicos formados na Capital. Assim, em 2014, surgiu a residência médica da Prefeitura de Florianópolis. "Pela primeira vez, estamos conseguindo suprir a necessidade da nossa rede de saúde com médicos próprios", disse.

O evento contou ainda com as presenças do secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Daniel Moutinho Junior; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Alexandre Amorim dos Reis, representando o reitor, Antonio Heronaldo de Sousa; e do presidente da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), da Udesc, Aury Nunes de Moraes.

No evento, também foi realizada a solenidade de formatura dos primeiros sete médicos residentes do programa. 

Um dos médicos formados pela especialização, Thiago Cherem Morelli, falou sobre os desafios da saúde pública, abordando questões como a distribuição geográfica dos profissionais e contextualizando a residência no Brasil e em outros países.

Ensino em serviço

A residência multiprofissional, ou seja, que engloba ao menos três áreas da saúde, é um tipo de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço. Assim que concluem a graduação, os recém-formados podem se inscrever para a residência, desde que sua instituição de ensino seja vinculada ao programa.

Os candidatos precisam fazer uma prova e, se forem aprovados, recebem mensalmente uma bolsa pelo Ministério da Saúde para atuar na rede de atenção primária em saúde por um período de dois anos, sendo supervisionados por orientadores.

No primeiro ano de residência, os profissionais são inseridos nos centros de saúde de Florianópolis. No segundo ano, também participam de estágios em outros níveis de atenção e serviços, além de poder realizar estágio optativo, definido de acordo com o perfil e a programação de cada residente.

Leia mais:

12/02/2016 - Prefeitura de Florianópolis indefere pedido de doação de terreno no Bairro Abraão para Udesc

06/08/2015 - Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Udesc recebe matrículas da primeira turma


11/03/2015 - Udesc e Secretaria de Saúde de Florianópolis se reúnem para tratar de Residência Multiprofissional

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid*
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3364-8622 

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h