Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/09/2015-16h28

Evento sobre cidades inteligentes promovido pela Udesc reúne pesquisadores de diferentes instituições

Workshop ocorreu em uma sala de treinamento da Acate. Fotos: Gustavo Vaz/Ascom

Pesquisadores de diferentes instituições estiveram reunidos nesta terça-feira, 1º, em um encontro sobre o uso de tecnologias inovadoras para gestão de cidades inteligentes, promovido pelo Laboratório de Tecnologias de Gestão do Mestrado Profissional em Administração (Labges), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Realizado na sala de treinamento da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), na Capital, o Workshop ParticipACT Brasil - Tecnologias inovadoras na gestão da cidade inteligente teve programação intensa em dois períodos, com cinco palestras.

O foco principal do evento foi a apresentação dos resultados planejados pelo projeto ParticipACT Brasil, desenvolvido a partir deste ano por iniciativa do professor Carlos Roberto De Rolt, coordenador do Labges e professor do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc.

Inspiração italiana

Inspirado em uma iniciativa similar desenvolvida na Itália pelo pesquisador Antônio Corradi, da Universidade de Bolonha (Unibo), o projeto utiliza um sistema de coleta de dados conhecido como crowdsensing – no qual as pessoas enviam dados de maneira voluntária, por meio de sensores em seus smartphones – para viabilizar a participação popular no estudo dos problemas urbanos.

O ParticipACT Brasil pretende adaptar a plataforma de software do projeto italiano para cidades brasileiras, para dar suporte às decisões na gestão de problemas urbanos – a primeira campanha será voltada à questão da mobilidade urbana.

A parte da manhã foi dedicada à apresentação do projeto pelos pesquisadores do Labges.

A palestra de abertura, comandada pelo professor Carlos De Rolt e pelo administrador e mestrando Francisco Tiago Garcia Peña, detalhou a iniciativa, que visa projetar, promover e desenvolver um sistema de gestão sociotécnica para formar gradual e progressivamente um big data – um banco de dados com grande volume de informações, armazenadas de forma sistemática – para analisar problemas da região urbana.


Em seguida, o professor Mário Dantas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o pesquisador Marcelo Brocardo falaram sobre a plataforma de tecnologia da informação e comunicação que será usada na pesquisa.

O projeto pretende usar, além do conteúdo obtido via sensoreamento, dados provenientes de bases públicas.

A terceira palestra da manhã abordou a questão da política de privacidade e foi ministrada pela professora Clerilei Aparecida Bier e pela administradora e mestranda Claudia Regina Grandi.

Experiências similares

À tarde, a programação teve presença de dois convidados externos, relatando experiências de outras cidades.

Na primeira, Paulo César Barbosa Fernandes, coordenador do projeto Rede Bem Estar, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, apresentou a iniciativa desenvolvida na área de saúde pública na capital capixaba, considerada referência no País, de implantação do uso de prontuários eletrônicos.


E a palestra final ficou a cargo do professor Corradi, comentando a condução do projeto que desenvolve na Itália, junto ao Departamento de Informática, Ciência e Engenharia (Disi) da Unibo.

Segundo o professor Carlos de Rolt, o Projeto ParticipACT Brasil "caracteriza-se pela multidisciplinaridade, envolvendo desafios nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Direito, no que se refere a privacidade de dados", o que motivou o esforço em integrar suas ações com outros grupos de pesquisa.

O projeto foi iniciado em março e a previsão é que a primeira fase seja finalizada em três anos.

O encontro desta terça foi organizado pelos pesquisadores Claudia Grandi e Francisco Peña e pelo administrador Jones Augusto Boeck. O evento teve apoio do Disi/Unibo e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).


Saiba mais sobre o projeto e o evento pelos links:
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h