Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/09/2017-19h53

Eventos científicos, acadêmicos e do setor da pesca movimentam Udesc Laguna em setembro

Palestras debatem produção pesqueira - Foto: Divulg.
A 2ª Semana Científica do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, reunirá a comunidade acadêmica da unidade entre 11 e 15 de setembro, com o tema "Produção e sustentabilidade: desafios atuais para os futuros profissionais". Veja a programação.

Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Semana Científica da Udesc Laguna engloba três eventos organizados anualmente pela universidade: o 27º Seminário de Iniciação Científica, a 7ª Semana Acadêmica da Engenharia de Pesca e a 2ª Semana Acadêmica da Biologia.

O coordenador do comitê organizador da semana científica, professor David Dantas, ressalta a importância do evento, que traz uma perspectiva dos avanços tecnológicos para o setor produtivo da pesca e discute as necessidades da conservação e gestão dos recursos naturais e da biodiversidade.

O tema deste ano busca contribuir com o fortalecimento do elo entre o setor produtivo da pesca e da aquicultura, a academia e as entidades de proteção e conservação ambiental.

Além das apresentações de trabalhos científicos, a programação prevê 12 palestras, que tratarão de assuntos sobre aquicultura, pesca, tecnologia do pescado e biologia e conservação e duas mesas-redondas, que abordarão temas ligados ao mercado de trabalho do profissional das Ciências do Mar e Biodiversidade e debaterão as grades curriculares dos cursos.

Semana do Peixe

Iniciada em 1º de setembro e com ações em Laguna até o dia 15, a Semana do Peixe é um evento nacional que está envolvendo profissionais do ramo pesqueiro local e a comunidade acadêmica da Udesc, que vem recebendo parte da programação oficial (confira o link).

Na próxima segunda-feira, 11, a programação de Laguna será na universidade, com as seguintes atividades:

  • Palestra "Ilha de Galápagos", com o professor Pedro Castilho, às 13h30;
  • Palestra "Desafios da legislação pesqueira", com o advogado Mauro Domingo, às 15h;
  • Mesa-redonda sobre Engenharia de Pesca e suas atribuições, às 17h;
  • Palestra "Desafios e perspectivas da Ciência no Brasil", com o pesquisador João Antônio Lorenzetti (Inpe), às 19h, na abertura das semanas acadêmicas de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas.
A organização nacional da Semana do Peixe é do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura (Compesca) e conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Associação Nacional dos Distribuidores e Importadores de Pescados (Andip).

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Com informações das assessorias de Comunicação da Fapesc e da Prefeitura de Laguna
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h