Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/04/2017-10h18

Ex-presidente tcheco Václav Havel será tema de filme e debate no Museu da Udesc

Evento será conduzido por Eduardo Rombauer, especialista no tema - Arte: Letícia Schuli/Secom Udesc
Nesta terça-feira, 18, a partir das 19h, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá um evento gratuito para abordar a trajetória de Václav Havel (1936-2011), ex-presidente da República Tcheca e líder da Revolução de Veludo, que eclodiu em 1989 contra a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Na programação, estão previstos um filme e um debate sobre a história de Havel, com o tema "A revolução da autenticidade no contexto brasileiro".

O condutor dos trabalhos será Eduardo Rombauer, especialista sobre o tema. Rombauer apresentará sua visão sobre o legado que Havel deixou para a humanidade, com uma reflexão singular sobre o poder dos cidadãos de transformarem o mundo e a si mesmos por meio da ação política.

A partir de um retrato da trajetória de vida e trechos da obra literária de Havel, bem como de estudos e documentários, Rombauer mediará um diálogo com os participantes sobre "o que nós, cidadãos brasileiros, temos a aprender com este legado sobre como mudar o clima político de nosso país?".

Sobre Eduardo Rombauer

Eduardo Rombauer é um facilitador de diálogos, com graduação em Relações Internacionais e mestrado em Prática Social Reflexiva pela Universidade Metropolitana de Londres, e tem vasta experiência em mediação de conversas e decisões de alta complexidade junto a órgãos públicos, fundações e organizações não governamentais (ONGs), nacionais e internacionais.

Também atua como consultor em desenvolvimento organizacional e de lideranças para a transformação pública. Colaborou com várias iniciativas de inovação da política e fortalecimento da sociedade civil, tais como Update Politics, Sonho Brasileiro da Política, Civicus, Instituto Reos, entre outros.

Dedica-se a promover diálogos que discutam novos rumos para o país, sendo um dos coordenadores do Fórum do Amanhã.  Atualmente é articulista da sessão Mosaico da Revista Página 22 e escreve o livro "O poder vazio: a reinvenção do ser político".

Evento faz parte de programação especial

Até 28 de abril, o Mesc exibirá uma exposição do fotógrafo Oldrich Skácha sobre a vida de Havel. Em cartaz no espaço "Mutações", a mostra "Václav Havel na metamorfose da Europa" traz ao público as imagens que Skácha fez durante os anos em que acompanhou o escritor, político e ícone da história tcheca recente.

São fotografias sobre a vida pública e privada de Havel, desde seu casamento à sua atividade política durante as décadas de 1970 e 1980, quando ganhou notoriedade ao se opor ao regime comunista e ficou conhecido como defensor dos direitos humanos, da paz e da liberdade de expressão. Nascido em Praga, o líder tcheco foi eleito presidente em 1993 e reeleito em 1998.

O evento é promovido pelo Museu da Udesc, em parceria com o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e o Consulado Honorário da República Tcheca em Blumenau.

Serviço:

O QUÊ: Filme e debate sobre Václav Havel.
QUANDO: Terça-feira, 18, das 19h às 22h.
ONDE: Museu da Udesc, Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Programação:

19h - Apresentação dialogada sobre a vida e o legado de Havel.
20h30 - Diálogo: "O que nós, cidadãos brasileiros, temos a aprender com este legado sobre como mudar o clima político de nosso país?"
21h30 - Término.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento será conduzido por Eduardo Rombauer, especialista no assunto
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h