Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/06/2018-19h02

Filme sobre juventude de Karl Marx será exibido nesta quinta na Udesc seguido de debate com professores

Arte: Divulgação

O filme "O Jovem Karl Marx" (2017), dirigido por Raoul Peck, será exibido nesta quinta-feira, 7, no auditório Tito Sena do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A exibição ocorre às 18h30 seguida de debate com os professores Fátima Costa Lima (do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc), Iraldo Matias (do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina) e Marília Carbonari (doutoranda em Teatro pela Udesc e professora no curso de graduação em Artes Cênicas da UFSC).

A atividade é gratuita e aberta ao público, promovida pela disciplina de Movimentos Sociais do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, da Udesc.

Sobre o filme
"O Jovem Karl Marx" é um filme de 2017 sobre Karl Marx, dirigido pelo haitiano Raoul Peck, co-escrito por Raoul Peck e Pascal Bonitzer, e estrelado por August Diehl. Foi exibido no Festival de Cinema de Berlim, de 9 a 19 de fevereiro de 2017. A trama acompanha Karl Marx, Friedrich Engels e Jenny von Westphalen na juventude, entre Paris, Bruxelas e Londres. No exílio na França, em 1844, Marx, com então 26 anos, conhece  Engels, num encontro de dois teóricos que viriam a ser pilares de uma corrente de pensamento que perdura até hoje.

Aos 26 anos, Karl Marx embarca para o exílio junto com sua esposa, Jenny. Na Paris de 1844, ele conhece Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Dândi, Engels oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles lideram o movimento operário em meio a era moderna.

Serviço:

O QUÊ: Exibição do filme "O Jovem Karl Marx", seguido de debate.
QUANDO: 7 de junho, às 18h30.
ONDE: Auditório Tito Sena, Udesc Faed. Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Entrada gratuita e aberta ao público.

 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h