Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/09/2017-19h47

Fórum das Licenciaturas da Udesc discute mudanças nos currículos dos cursos na quinta

Encontro ocorrerá em Florianópolis - Foto: Jonas Pôrto
O 2º Fórum das Licenciaturas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) discutirá na quinta-feira, 21, as mudanças e implementações nos novos currículos dos cursos de licenciatura da instituição.

Gratuito, o encontro é voltado para professores e alunos indicados pelas licenciaturas. Confira o link de inscrição.

A programação do fórum ocorrerá na Sala 144 do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, das 13h30 às 17h, e terá a presença dos núcleos docentes estruturantes (NDEs) das licenciaturas, com os professores responsáveis pela reformulação dos currículos e com os estudantes indicados.

O evento será realizado após a elaboração de um projeto institucional para estruturar a política de formação das licenciaturas da Udesc conforme a Resolução nº 002/2015 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior e a formação continuada.

O fórum é uma ações previstas pelo Projeto Licenciaturas, que integra o Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc e busca "resgatar a importância das licenciaturas na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida, através da ressignificação valorativa da nossa universidade e do seu alcance social".

Programação

O encontro será dividido em três partes, iniciando com a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, e tendo depois exposições nas quais cada NDE explicará como está realizando a reforma curricular.

No fechamento, haverá encaminhamentos para a elaboração de um documento sobre o fórum com as definições dos núcleos. Segundo a pró-reitora, o encontro "viabilizará discussões quanto à concepção filosófico-metodológica da formação do professor".

Os participantes discutirão principalmente em que medida a Udesc poderá criar um núcleo comum para todas as licenciaturas para possibilitar maior integração dos alunos a partir dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs).

Um currículo, que é parte do PPC de um curso, é o documento que especifica quais aulas os estudantes terão e em qual fase, além de estabelecer o número de horas necessárias por semestre, os estágios obrigatórios e não-obrigatórios e a duração dos estudos.

Serviço

O QUÊ: 2º Fórum das Licenciaturas da Udesc.
QUANDO: Quinta-feira, 21, das 13h30 às 17h.
ONDE: Sala 144 da Udesc Esag, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito, com inscrições pela internet.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h