Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/08/2017-17h06

Grupo de Fruticultura da Udesc Lages realiza dia de campo sobre poda de uvas viníferas

 

Dia de campo reuniu cerca de 50 participantes em vinícola de São Joaquim - Foto: Divulgação
O Grupo de Fruticultura do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu nesta quarta-feira, 30, um dia de campo sobre poda de uvas viníferas.

O evento reuniu cerca de 50 participantes, nos vinhedos da vinícola Villa Francioni, em São Joaquim-SC, visando capacitar estudantes, engenheiros agrônomos e vitivinicultores das regiões de altitude, além de divulgar resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo.

Os ministrantes foram o professor Leo Rufato e os doutorandos em Produção Vegetal, Douglas Würz e Ricardo Allebrandt. Eles abordaram de forma teórico-prática conceitos e técnicas sobre a poda da videira; a influência da carga de gemas no desempenho vegetativo e produtivo de uvas viníferas; e uma nova tecnologia para atraso de brotação de uvas viníferas.

De acordo com os organizadores, a ideia é, ao longo do ciclo de desenvolvimento vegetativo da videira, realizar novos eventos, com objetivo de divulgar dados de pesquisas que auxiliem na tomada de decisão dos vitivinicultores em relação ao manejo da videira.

O Grupo de Fruticultura, coordenado pelos professores Leo Rufato e Aike Kretzschmar, atua desde 2005 em projetos que visam atender as demandas do setor produtivo da vitivinicultura em regiões de altitude.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h