Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/12/2017-15h43

Grupo de pesquisa da Udesc promove evento sobre coprodução na próxima quarta, em Florianópolis

O Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe na manhã da próxima quarta-feira, 20, o evento "Valor adicionado na coprodução de serviços públicos e impacto socioambiental", promovido pelo grupo de pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão.

Voltado a pesquisadores, acadêmicos e demais interessados no tema, o encontro é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição, e terá transmissão ao vivo pelo link vc.udesc.br.

A programação inicia às 8h, com a defesa de dissertação da acadêmica Caroline Rodrigues Döerner, pelo Mestrado Profissional em Administração da Udesc Esag, com o título "Valor adicionado na coprodução de serviços públicos: proposta de um modelo de medição inspirada na gestão comunitária de resíduos orgânicos".

Orientado pela professora Paula Schommer, o estudo resultou em um modelo de medição de valor adicionado e impactos, em forma de planilha, que pode ser utilizado em diversas iniciativas.

Além da orientadora, integram a banca os professores doutores Sandro Cabral, do Insper, e Graziela Dias Alperstedt, da Udesc Esag, e o agrônomo e vereador de Florianópolis Marcos José de Abreu.

Painel com convidados

A partir das 10h15, será realizado um painel com dois palestrantes convidados. O professor Sandro Cabral, integrante do Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental (Metricis) do Insper, abordará o tema "Avaliação de impacto em intervenções socioambientais".

Às 11h15, Marcos de Abreu falará sobre o tema "Gestão comunitária de resíduos orgânicos: o caso do Projeto Revolução dos Baldinhos (PRB), capital social e agricultura urbana".

O painel terá participação das professoras da Udesc Esag Paula Schommer, como mediadora, e Graziela Dias Alperstedt, como debatedora.

Caminhos e desafios

Segundo a professora Paula Schommer, o evento visa debater caminhos e desafios para o avanço de práticas e instrumentos nas áreas de coprodução de serviços públicos, negócios sociais e negócios de impacto, que vêm ganhando espaço no Brasil. "Entre as questões em voga na agenda de pesquisa internacional está a temática da adição do valor e do impacto nos serviços públicos, um dos focos do encontro", afirma a docente.

No encontro também será debatida a colaboração entre a Udesc Esag e o Insper Metricis para desenvolver conhecimento e instrumentos em áreas como medição de valor adicionado e impactos na coprodução de serviços públicos, negócios sociais, negócios de impacto e políticas públicas.

Serviço:

O QUÊ: Evento "Valor adicionado na coprodução de serviços públicos: proposta de um modelo de medição inspirada na gestão comunitária de resíduos orgânicos".
QUANDO: Quarta-feira, 20/12, a partir das 8h.
ONDE: Auditório da Udesc Esag, Av. Madre Benvenuta, 2.037, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, sem necessidade de inscrição.

Programação:
8h - Defesa de dissertação do Mestrado Profissional em Administração: "Valor adicionado na coprodução de serviços públicos: proposta de um modelo de medição inspirada na gestão comunitária de resíduos orgânicos", da acadêmica Caroline Rodrigues Döerner.
10h15 - Painel. Mediadora: Paula Chies Schommer. Debatedora: Graziela Dias Alperstedt.
10h15 - "Avaliação de impacto em intervenções socioambientais", com Sandro Cabral (Insper).
11h15 -  "Gestão comunitária de resíduos orgânicos: o caso do Projeto Revolução dos Baldinhos (PRB), capital social e agricultura urbana", com Marcos José de Abreu.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h