Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/11/2015-16h21

Grupos de pesquisa da Udesc integram Arranjo Promotor da Inovação de Nanotecnologia na Capital

API reúne empresas, pesquisadores, agentes de desenvolvimento e órgãos governamentais

Criado para promover o desenvolvimento de um dos setores mais inovadores da economia, o Arranjo Promotor da Inovação de Nanotecnologia (API.nano), instalado no Polo Tecnológico da Grande Florianópolis (Tecnópolis), conta com a participação de dois grupos de pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em suas atividades.

São co-responsáveis pela criação do API, fundado por iniciativa da Fundação Certi, o Laboratório de Tecnologias de Gestão (Labges) e o Sapientia - Grupo de Estudos das Transformações Organizacionais: Relações de Trabalho e Sociedade, ambos do Mestrado Profissional em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc em Florianópolis.

O API.nano é constituído por empresas que fornecem, usam ou demandam soluções em nanotecnologia, por pesquisadores de entidades de desenvolvimento científico e tecnológico, além de agentes de desenvolvimento e órgãos governamentais.

Com adesão voluntária, o arranjo é aberto à instituição públicas e privadas que tenham envolvimento com a nanotecnologia.

Objetivos

Surgido de uma demanda de mercado, identificada em eventos científicos realizados a partir de 2011, o objetivo do API.nano é "criar um ambiente de comunicação e cooperação entre empresas e academia, respeitando particularidades, competências e interesses de maneira ética e organizada".

Sua criação foi formalizada em 2013 e a meta é torná-lo um polo de referência no desenvolvimento de produtos nanotecnológicos e geração de empresas inovadoras.

A nanotecnologia – o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular – diz respeito ao desenvolvimento de materiais ou componentes em dimensões muito reduzidas, sendo associada a áreas diversas, incluindo medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais.

Nanotecnologia em SC

Santa Catarina é um dos estados onde é mais aplicada: segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um quarto (25 de 100) das empresas nacionais especializadas em nanotecnologia são catarinenses.

Entre as áreas cujos serviços e produtos têm sido revolucionados pela nova tecnologia estão a de beleza e saúde.

Uma reportagem recente sobre o tema, produzida por uma emissora catarinense, mostrou alguns produtos inovadores desenvolvidos com a tecnologia por empresas do estado, incluindo uma película para vidros de carros que bloqueia 99,9% dos raios ultravioleta, diminuindo o calor e protegendo a pele; e um revestimento invisível que repele líquidos e qualquer tipo de sujeira de diferentes tipos de materiais.

Pesquisadores da Udesc Esag

Ligado ao programa de pós-graduação em Administração da Udesc Esag, o Labges é coordenado pelo professor Carlos Roberto De Rolt. Já o grupo de pesquisa Sapientia tem como líder a professora Clerilei Aparecida Bier.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h