Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/12/2014-13h45

Idealizador da Lei da Ficha Limpa participa de atividades na Udesc nesta semana

Márlon Reis participou de seminário na Udesc Esag em 2013. Foto: Gustavo Vaz/Ascom

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe nesta semana uma visita do juiz eleitoral Márlon Reis, um dos principais articuladores do movimento que levou à criação da Lei da Ficha Limpa, e que cumpre uma agenda de diferentes atividades em Florianópolis nesta segunda-feira, 1, e terça-feira, 2.

Na Udesc, o juiz vai integrar nesta terça-feira, 2, a banca da defesa pública de dissertação do aluno Rubens Lima Moraes, pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Administração, ofertado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Orientada pela professora Carolina Andion, a dissertação de Rubens tem como tema o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), do qual Márlon Reis foi um dos fundadores.

No mesmo dia, o juiz participa de entrevistas em três programas jornalísticos: na Rádio Udesc FM (programa Nas Entrelinhas), na TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (programa Conexão Pública) e na TVCOM (programa Conversas Cruzadas).

O debate do programa Conversas Cruzadas, que será transmitido ao vivo a partir das 22h, também terá participação da professora da Udesc Esag Carolina Andion e do promotor de justiça Henrique da Rosa Ziesemer, coordenador da Campanha "O que você tem a ver com a corrupção".

Lançamento de livro

Na noite de segunda-feira, 1, ocorre o lançamento do segundo livro de Márlon, “O Nobre Deputado”, a partir das 19h, na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Florianópolis.

O evento será prestigiado por docentes e acadêmicos da Udesc Esag, especialmente pesquisadores ligados ao Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp).

No livro, lançado pela editora LeYa, o autor usa um personagem fictício para relatar, de forma minuciosa, sua experiência com a política brasileira em diversos pontos do País.

A obra também é baseada em diversas entrevistas realizadas pelo juiz, desde 2007, para investigar condutas usadas no sistema eleitoral vigente, relacionadas ao abuso de poder econômico e ao desvio de recursos públicos.

Márlon Reis

Juiz de Direito, titular da 58ª Zona Eleitoral do Maranhão, Marlon Reis ficou conhecido por ter sido um dos articuladores do projeto popular que resultou na Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010 após a coleta de 1,6 milhão de assinaturas.

É também um dos fundadores do MCCE, rede de abrangência nacional que reúne 50 organizações sociais e congrega 330 comitês locais espalhados pelo País.

Agraciado em 2004 com o prêmio do Instituto Innovare, o mais importante da magistratura brasileira, é também autor do livro "O gigante acordado".

O juiz também esteve na Udesc em 2013, quando participou do Seminário Sociedade Civil e Inovação Social na Esfera Pública, promovido pelo Nisp.

Leia mais:

16/08/2013 - Seminário na Udesc aborda projeto de reforma política e combate à corrupção eleitoral

12/08/2013 - Idealizador da Lei da Ficha Limpa participa de seminário na Udesc Esag nesta sexta

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h