Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/02/2017-14h10

Iniciativa social de alunos da Udesc em Florianópolis vence prêmio de empreendedorismo sustentável

Premiação ocorreu na última quarta, em Curitiba. Fotos: Divulgação
O Programa Hector, iniciativa social desenvolvida há quase dois anos por alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) com jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Grande Florianópolis, foi o vencedor do 10° Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, na categoria Empreendedorismo Social. A cerimônia de premiação ocorreu na última quarta-feira, 8, em Curitiba.

O programa é realizado por estudantes do Time Enactus Esag Udesc, uma das equipes da universidade ligada à Enactus, organização internacional que tem entre seus objetivos promover o empreendedorismo por meio de projetos com impacto social.

Formado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o time inclui acadêmicos do Centro de Artes (Ceart) e do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Quatro estudantes da equipe participaram dos eventos do prêmio, realizados em dias diferentes: Bruna Silveira (líder do Programa Hector) e Betina Harger Silveira apresentaram a iniciativa para a banca julgadora, em 27 de janeiro; e Betina, Everton Niero e Márcia Gomes Lacerda compareceram à premiação.

Ações no Case

Iniciado em abril de 2015, o Programa Hector busca auxiliar o sistema socioeducativo a cumprir sua missão de interromper a trajetória infracional dos adolescentes e facilitar seu ingresso no mercado de trabalho.

Dividida em quatro etapas – Transformação de Valores, Ensino Profissionalizante, Ação Empreendedora e Plataforma de Agenciamento – a iniciativa inclui uma série de ações no Case da Grande Florianópolis, localizado no mesmo terreno do antigo Centro Educacional São Lucas.

As atividades incluem oficinas de confecção de camisetas tie-dye, grafite e música, além de cursos de qualificação profissional, viabilizados com apoio da Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina (Fiesc), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Junior Achievement.

Qualificação profissional

Desde janeiro, três cursos em parceria com a Junior Achievement estão sendo ministrados aos adolescentes, em encontros semanais: "Introdução ao Mundo dos Negócios", "Economia Pessoal" e "As Vantagens de Permanecer na Escola".

A realização dos cursos demandaram a capacitação de integrantes do time e de um pedagogo do centro de atendimento, realizada em dezembro. Segundo Bruna Silveira, a intenção é ampliar gradativamente a parceria para oferecer mais atividades do gênero ao longo do ano.

"Perceber a evolução do interesse e envolvimento dos adolescentes nos cursos foi muito gratificante. Para nós, mostra que estamos indo no caminho certo", afirma.⁠

Outras ações recentes promovidas por integrantes do programa no Case foram o apoio a uma ação de Natal para funcionários da instituição, adolescentes e familiares, em 21 de dezembro; e uma oficina de "rap", em janeiro, ministrada pelo Mc Eltin, abordando sua trajetória, o mercado musical e dicas para atuar no ramo.

Uma das metas futuras dos estudantes envolve a criação de uma atividade empreendedora dentro do Case, com a produção de camisetas pelos jovens: a ideia é gerar renda para viabilizar novos cursos de qualificação profissional e oficinas diferentes, garantindo igualmente autonomia e sustentabilidade ao programa.

Reconhecimento

A acadêmica Betina destacou o reconhecimento gerado pelo prêmio: "Fomos avaliados e agraciados por uma banca de professores e especialistas na área, o que confirma a relevância do nosso trabalho. O time todo está bem feliz e gostaríamos de agradecer aos organizadores pela iniciativa".

O Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável é uma iniciativa do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). Tem como objetivo identificar e reconhecer o empreendedorismo e a sustentabilidade nos principais setores de atividades econômicas do Brasil, bem como projetos que contribuíram, contribuem e que poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Primeira equipe catarinense a fazer parte da organização, o Time Enactus Esag Udesc foi criado no início de 2015; desde o ano passado, a universidade também conta com o Time CCT Udesc, formado no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville.

Acesse:
Leia mais:

15/12/2016 - Projeto de alunos da Udesc capta recursos para implantar empreendimento social em Florianópolis

12/07/2016 - Equipe de alunos da Udesc participa de competição nacional de empreendedorismo social em Fortaleza

22/07/2015 - Equipe de alunos da Udesc participa de competição nacional de empreendedorismo social em São Paulo

18/03/2015 - Alunos e docentes da Udesc criam equipe para participar de atividades da organização Enactus


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Premiação ocorreu na última quarta, em Curitiba
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h