Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/06/2018-13h25

Iniciativas sustentáveis da Udesc Laguna ganham novo impulso com programa da universidade

Alunos do Projeto Nada é Lixo, da Udesc Laguna, participam de mutirões de limpeza em praias - Foto: Div.
Uma série de iniciativas voltadas à sustentabilidade desenvolvidas no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, ganhou novo impulso com a implantação das ações do programa Udesc Sustentável. Lançado no ano passado, o programa visa institucionalizar ações da universidade nessa área e tem, entre suas metas, transformar todos os campi da Udesc em lixo zero, com a máxima eficiência na gestão integrada de resíduos sólidos.

Na Udesc Laguna, a temática dos resíduos sólidos é trabalhada desde 2015 pelo programa de extensão Nada é Lixo, que desenvolve diversas ações relacionadas ao descarte correto dos resíduos – e tornou-se responsável por buscar a realização, no centro de ensino, das ações e metas estabelecidas pelo Udesc Sustentável.

Uma dessas ações é Selo Setor Lixo Zero, iniciativa que estimula servidores das unidades e da Reitoria a aderirem a uma lista de pré-requisitos para diminuir a quantidade de resíduos descartados em seus locais de trabalho. Para ganhar o selo, o setor deve eliminar lixeiras individuais e criar estações para resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos, além de eliminar o uso de copos descartáveis no setor, incluindo para visitantes.

Reciclagem

"Basicamente, 90% do que é proposto com a implantação do Selo Setor Lixo Zero já era feito na Udesc Laguna pelo programa Nada é Lixo. Estamos só dando continuidade ao trabalho, agora representando também as iniciativas da universidade no centro de ensino", afirma a estudante de Arquitetura e Urbanismo Mariana Mouram, que coordena a Comissão de Resíduos Sólidos na unidade.

"Aqui, o papel é reutilizado com a produção de blocos e cadernos ou direcionado a catadores. Os resíduos orgânicos vão para uma composteira, para virar adubo. Além dela, há os minhocários de balde, tínhamos dois e agora fizemos mais seis, para colocar um em cada corredor do bloco de salas de aula e usar como lixeira de orgânicos", conta a acadêmica.

Mariana relata que, nesse semestre, o foco do programa é retomar o trabalho com as hortas universitárias, "para utilizar o substrato formado nas composteiras e proporcionar à comunidade acadêmica hortaliças frescas e livres do uso de agrotóxicos".

Mutirões de limpeza

O programa Nada é Lixo também participa de mutirões de limpeza em praias e promove ações de educação e sensibilização ambiental dentro e fora da universidade, por meio da realização de semanas do meio ambiente, palestras e oficinas, além da produção de informativos.

Uma das iniciativas foi o desenvolvimento, por bolsistas do programa, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Municipal de Laguna, de uma cartilha sobre separação de resíduos para distribuição em escolas.

Outra frente de ação será a entrega formal do Selo Setor Lixo Zero aos setores que atendem aos requisitos - nos próximos dias, devem receber a certificação a direção do centro e a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha, localizada fora do bloco principal da unidade, que já desenvolve a separação e destinação de resíduos conforme um plano de gerenciamento próprio.

Lançado em abril deste ano, o Selo Setor Lixo Zero já foi concedido a 53 setores na Reitoria e em unidades de ensino – a lista pode ser acessada na página da iniciativa

Mais informações

Previsto no Plano de Gestão 2016-2020, o programa Udesc Sustentável é resultado do trabalho de uma comissão formada por professores e técnicos da universidade, com participação de alunos da pós-graduação. Mais informações podem ser obtidas no site e pelo e-mail sustentavel@udesc.br.

Acompanhe as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante da instituição, acesse office.udesc.br e ative sua conta de e-mail da Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Acadêmicos do Projeto Nada é Lixo, da Udesc Laguna, participam de mutirões de limpeza em praias
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h